top of page
consórcio 980x250.jpg

Os primeiros cuidados com os dentes

Dra. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA

Natal nos traz a mente presentes e crianças e, aproveitando o ensejo5, esse artigo será sobre os pequenos e a odontologia.


Por volta dos 6 meses de vida começam a nascer os primeiros dentinhos das crianças e a dentição decídua (dos dentes de leite) se completa por volta dos 30 meses de idade. Ao total são 20 dentes. Sua constituição, mais frágil que dos dentes permanentes, conferem-lhe um tom mais claro a que se deve a denominação “dentes de leite”. Tais dentinhos devem ter acompanhamento do dentista desde cedo para a manutenção de sua saúde.


A primeira visita ao dentista deve ocorrer ainda no primeiro ano de vida do bebê para que seus pais e/ou cuidadores recebam orientações sobre a erupção (nascimento) dos dentes e suas repercussões, como fazer a higienização adequada; quanto ao uso de chupetas e mamadeiras; exame de dentes, mucosas, língua e face da criança; além de habituá-la com o ambiente do consultório. A primeira consulta tem suma importância na relação do indivíduo com o dentista durante sua vida. Uma primeira experiência traumática, pode gerar frutos ruins para as novas consultas. É recomendável que se faça retornos periódicos ao dentista que devem ser estabelecidos individualmente para cada criança, seguindo suas necessidades.


Ensinar bons hábitos de higiene bucal para os filhos é uma das melhores heranças que se pode passar a eles. Desde bebê é importante criar o hábito de limpar a gengiva da criança mesmo antes de nascer os dentinhos de leite. A limpeza deve ser feita com uma gaze embebida em água filtrada que é passada sobre a gengiva do bebê. Dessa forma, se estabelece a rotina de higienização. Quando o primeiro dente nascer, já se pode fazer sua limpeza com escova de dente e creme dental adequados para a idade da criança.

Uma boa saúde bucal na vida adulta é reflexo dos cuidados começados na infância.


A autora é Cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.


Contato:

Clinimplant Odontologia Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Guaxupé – MG

Telefone: (35) 3551-1126

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page