top of page
consórcio 980x250.jpg

ODONTOLOGIA: vamos falar um pouco sobre as aftas

Dra. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA


Aftas são pequenas úlceras não muito profundas que podem surgir nas bochechas, nas margens dos lábios ou na língua. Essas úlceras podem ser bem dolorosas e incomodar na hora de ingerir alimentos, ou falar, por exemplo. Diferente da herpes labial, a afta não ocorre nos lábios, nem é contagiosa.


Considerada a mais comum entre as doenças bucais, a afta começa a se manifestar na infância e é mais rara na terceira idade, prevalecendo em mulheres.


Sua origem é multifatorial: pode se dar por atritos nas mucosas (como mordida na bochecha, escovação, dentes em mal estado); sensibilidade a certos alimentos (como altamente ácidos, por exemplo); carência de vitaminas e minerais; estresse; alterações hormonais ou afecções e doenças que afetam o sistema imunológico.


A afta possui um ciclo que dura em média de 1 a 2 semanas e se resolve de forma espontânea. Seu tratamento pode envolver uma readequação alimentar, terapêutica medicamentosa (como o uso de pomadas que aliviam o incômodo causado pela úlcera) e terapia com laser, que auxilia na sua reparação.


A AUTORA É Cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.


Contato:

Clinimplant Odontologia Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Guaxupé – MG -

Telefone: (35) 3551-1126


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page