top of page
consórcio 980x250.jpg

SICOOB ACICREDI COMPLETA 27 ANOS DE SÓLIDA ATUAÇÃO NA REGIÃO

Há 27 anos nascia esta cooperativa de crédito genuinamente guaxupeana formada por pequenas e médias empresas e que tornou grande em números e na força do cooperativismo guaxupeano

O Diretor-Presidente da ACICREDI Newton Moura de Mesquita

Nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, a cooperativa de crédito Sicoob Acicredi completa 27 anos de atuação em Guaxupé. É formada, em sua essência, por micros, pequenos e médios comerciantes e industriais locais e as respectivas pessoas físicas.


Para a fundação, a Cooperativa contou com importante apoio da Associação Comércio e Indústria de Guaxupé – ACIG. Em dezembro de 1996 o Banco Central do Brasil- BACEN concedeu autorização para funcionamento, sendo que posteriormente, o Estatuto Social foi devidamente registrado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG. Após as devidas formalizações, a ACICREDI iniciou suas atividades em 23/05/1997. Para a constituição contou com 23 primeiros associados que fizeram uma subscrição de capital social no valor de R$ 500,00, podendo a integralização ocorrer em até 10 parcelas mensais de R$ 50,00 e assim começou sua atuação no segmento finanaceiro. Após o início das atividades, a ACICREDI passou a atuar fortemente na comunidade gauxupeana e a cada ano conquistava mais associados.


Em abril de 2011 a Cooperativa até então segmentada no ramo de comerciantes de confecções passou para a livre admissão passando a ter a razão social “Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Guaxupé Ltda. – Sicoob Acicredi”. Assim, somando-se aos associados já existentes, ingressarm novos associados pessoas jurídicas de qualquer ramo de atividade, profissionais liberais, prestadores de serviços e demais pessoas físicas. A partir daí e da credibilidade que o SICOOB ACIREDI já desfrutava, o crescimento foi rápido e permanente.



Com diretoria alinhada com a filosofia cooperativista e focada na eficiência em gestão, o SICOOB ACICREDI tem cumprido com destaque sua missão de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, promovendo soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação e tornando-se referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e da comunidade de Guaxupe (MG), onde está localizada sua Sede, nos municípios de Nova Resende (MG), Juruaia(MG), Muzambinho (MG), Andradas (MG), cidades onde possui Postos de Atendimento e nos demais municípios circunvizinhos.


O Diretor-Presidente Newton Moura de Mesquita diz que a cooperativa é grande nos resultados, porém, formada por micros, pequenas e médias empresas. “A maioria dos associados do SICOOB ACICREDI é formada por micros, pequenos e médios empresários, prestadores de serviços, que movimentam grandes cifras financeiras na região. É a união de todos que nos tornam grandes”, enfatiza.


Os números apresentados na Assembleia Geral Ordinária - 2023 referentes à gestão de 2022 comprovam o vigor da cooperativa e sua importância como condutora de desenvolvimento em toda a região.

SEDE ADMINISTRATIVA AMPLA E MODERNA


A criação de uma nova sede também foi estratégica. O aumento dos números de associados e funcionários impôs, em 2022, a quarta mudança de endereço da instituição que atende ao padrão nacional do SICOOB.


O SICOOB ACICREDI gera 58 empregos diretos e diversos trabalhos indiretos, como contratação de vigias, transportadora de valores, vigilância patrimonial informatizada, internet, dentre outras prestações de serviços


Na atual sede, a parte térrea é destinada exclusivamente ao atendimento de associados e demais clientes e o piso superior concentra todo o setor administrativo que gerencia as cinco unidades da cooperativa.


Newton Mesquita enfatiza que todas as de cisões são tomadas de forma colegiada e sempre são favoráveis ao crescimento da cooperativa e do associado. “Nós cresce mos com a solidez que o mercado financeiro exige, geramos empregos, riquezas e divisas para toda a nossa região, sobretudo para as cidades que atuamos”. Segundo ele, para ser bem sucedida, toda cooperativa precisa contar com um grupo de profissionais capazes de identificar as principais oportunidades e ameaças do mercado, definindo os caminhos por onde o negócio deve ou não caminhar. Estas funções são exercidas pelo Conselho de Administração e Diretoria, contando ainda com a capacitação profissional de seus funcionários. O Conselho de Administração hoje está composto por o Presidente Paulo César Ribeiro Macedo, Vice-Presidente Aroldo Moreira, Secretária Lucimara Aparecida de Carvalho Arantes e Vogal Roberto Marchelli Ribeiro Júnior.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page