top of page
consórcio 980x250.jpg

QUALITRAFO CHEGA AOS 25 ANOS COM SOLIDEZ E PRONTA PARA NOVOS DESAFIOS

Paula, Juliana, Gil e Bruna: empresa familiar com gestão eficiente (Fotos: Ricardo Dias)

Uma empresa genuinamente guaxupeana está presente, há 25 anos, na vida de todos os brasileiros. Seja nos postes de iluminação pública, nos automóveis, nos computadores e até mesmo nas modernas usinas fotovoltaicas a Qualitrafo possui participação determinante. Componentes e produtos feitos em sua planta industrial em Guaxupé são indispensáveis para isso, seja através de bobinas automotivas, ignitores, motores, reatores, transformadores de alta potência e eletroeletrônicos. Tudo fabricado com alta tecnologia, inovação e qualidade. Fundada em 1998 por José Gilberto de Melo e família Silva Melo, a empresa é hoje uma das principais fornecedoras para o mercado brasileiro.


Gil, como é imensamente conhecido, soube aproveitar as oportunidades deste mercado – totalmente volátil – e empreendeu com solidez, transparência e qualidade. Engenheiro Elétrico por formação, o empresário começou com uma planta fabril pequena e extremamente enxuta. Com o crescimento da família Pasqua no segmento de fios esmaltados, ele viu a oportunidade de se fabricar componentes magnéticos em grande escala para o Brasil – e deu certo. Utilizando a melhor tecnologia em bobinamento e com ferramentas de gestão eficazes logo ganhou mercado e começou a fornecer para marcas líderes de segmento no mercado interno.


Atualmente, a Qualitrafo está localizada no Parque Industrial de Guaxupé, gera cerca de 280 empregos diretos, centenas de outros indiretos e produz componentes magnéticos para importantes multinacionais que fornecem para grandes montadoras de automóveis. Também está nos nobreaks e estabilizadores de tensão, transformadores e auto transformadores, bombas submersas, iluminação, motores elétricos, inversores de Frequência entre outros.



“Devo destacar a importância da família Pasqua em plantar a semente do condutor elétrico esmaltado de magnetismo, tanto o de cobre quanto o de alumínio. Em 1998, vi no mercado uma oportunidade de terceirização, ou seja, prestar serviços de eletromagnetismo através de manufatura de bobinas eletromagnéticas. Esta foi nossa primeira prestação de serviço”, comentou o empresário.


Com o passar dos anos, Gil deixou de ser apenas prestador de serviços e passou a fabricar produtos acabados. “Começamos a vender o produto para o mercado, como é o caso dos transformadores que saem prontos daqui. Assim a Qualitrafo foi avançando do mercado, agregando valor aos seus produtos e adquirindo a confiança dos seus clientes. A demanda cresceu sobremaneira e abriu a possibilidade de se criar mais uma empresa. Em 2002, nasceu a Vergaplast já com uma missão muito bem definida: oferecer ao mercado de injeção plástica toda sua expertise no segmento de carretéis para transformadores e para bobinas eletromagnéticas, corpos e demais partes de Nobreaks, Estabilizadores, Filtros de Linhas, Reatores. Em 2015 com novo projeto, a empresa se tornou uma das lideres de mercado em injeção de Dispensadores de Banheiro. Atende às demandas mercadológicas no que se refere à plástico de engenharia, como por exemplo, polipropileno, poliamida 6, poliamida 66, PS, policabornato e ABS, aditivados com até 60% de fibra de vidro, anti-chama (V0) e resistência para o fio incandescente. “Fomos crescendo tanto que o volume de plástico utilizando era tão grande que optamos por abrir a Vergaplast que, além de nos fornecer essa matéria-prima, ganhou vida própria”, analisa o empresário.


A Qualitrafo possui as mais rígidas certificações internacionais, como por exemplo, as ISO-9001, ISO-14001, ISO-45001, além de Declaração de Conformidade RoHS. Isso credencia a empresa guaxupeana a produzir para grandes multinacionais como a Bosh do Brasil, Grupo CPFL Energia, CEMIG, Legrand, Intelbrás, entre outras. A importância da empresa como fornecedora para esses grupos é tamanha que José Gilberto já recebeu várias premiações, como “Medalha CPFL Mais Valor”, “Prêmio Fornecedores CEMIG” e “Prêmio Magneto de Ouro”, pela Robert Bosch Ltda.


REIVENTAR:

UMA CONSTANTE


Gil explica que para estar com vigor nesse mercado com imensa volatilidade tecnológica é preciso se reinventar sempre. “É um desafio constante. Chegamos a ter, antes da pandemia, aproximadamente 400 colaboradores. Durante a pandemia, o mercado encolheu. Assim, tivemos que nos refazer, nos reinventar e promover várias melhorias de processos nesse período.


Atualmente, a gente está com cerca de 280 colaboradores que colocam no mercado brasileiro cerca de 3 milhões de componentes por ano. É um mercado que não para. E estamos prontos para avançar ainda mais. Há produtos novos em fase de testes que logo estarão no mercado nacional”.


UMA EMPRESA FAMILIAR

COM GESTÃO EFICAZ


Em todo o mundo, empresas familiares são expressivas. Aqui no Brasil, representam 90% dos negócios constituídos, são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto e geram 75% dos empregos formais.


Na Qualitrafo, Gil tem ao seu lado a esposa Juliana Bacci e as filhas Paula e Bruna, que juntos comandam as empresas focados em planejamento, execução e controle de resultados. “Eu assisti várias empresas ruírem com familiares. O modelo de governança das nossas empresas é profissional com a gestão feita pela família. Estamos em um processo no qual, em 2026, espero estar somente como um provocador no Conselho de Administração. Atualmente, participo de todas as reuniões e das discussões de metas, a Bruna monitora o orçamento e a Paula cuida do nosso departamento de comunicação institucional e marketing. Mas eu estou praticamente delegando a elas e aos demais profissionais os destinos das empresas. Sei que são capazes de nos fazer voar ainda mais alto”, finalizou.

No último dia 30 de junho, a família Melo reuniu todos os colaboradores na sede da Qualitrafo para a comemoração deste Jubileu de Prata. Gil falou da importância de cada colaborador para a empresa e homenageou aqueles que possuem mais de 20 anos de empresa. Na sequência, houve uma missa e um brunch encerrou as comemorações.


Comentarios


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page