top of page
consórcio 980x250.jpg

PSB e Tadeu da Saúde: presidente nacional do partido se manifesta sobre o impasse

Reportagem ouviu todos os envolvidos nesta questão; decisão do Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, foi comunicada pelo presidente do PSB-MG, Deputado Vilson da FETAEMG, ao Portal Mídia

Deputado Vilson da FETAEMG, presidente do PSB/MG (foto: assessoria)

Desde o início desta semana há um impasse sobre a possível candidatura de João Tadeu Silva, o Tadeu da Saúde, filiado ao Partido Socialista Brasileiro, à prefeitura de Guaxupé.


Conforme noticiado pelo PORTAL MÍDIA, várias cidades da região tiveram as comissões provisórias do PSB inativadas a pedido do próprio partido. Sem vigência não é possível fazer registros de candidaturas para as eleições de 15 de novembro.


No caso específico de Guaxupé, até 11 de agosto a comissão provisória estava vigente e era presidida por Tadeu que se declarou pré-candidato a Prefeito pela legenda.


Porém, esta comissão provisória foi inativada em 12/8 e reativada no dia 21/8, mas com novo presidente, Mario Marcelino que, por sua vez, declarou na segunda-feira, 24/8, que Tadeu não será candidato pelo partido.


Na terça-feira pela manhã, a reportagem entrou em contato com Tadeu, que reafirmou ao PORTAL MÍDIA sua pré-candidatura a prefeito pelo PSB. Ele disse que entraria com Ação na Justiça, inclusive com pedido liminar, para garantir o direito democrático de registrar sua candidatura e disputar as eleições do próximo dia 15 de novembro, já que está legitimamente filiado ao partido.



João Tadeu Silva (Foto: Arquivo)


Tadeu, que foi Secretário de Saúde e também disputou as eleições majoritárias no município em 2008, tem como pré-candidato a vice-prefeito Antônio Sérgio de Azevedo, o Toninho da Madeireira.


No final da tarde de quinta-feira, 27/8, a reportagem falou com o presidente do Partido Socialista Brasileiro em Minas Gerais, Deputado Federal Vilson Luiz da Silva - mais conhecido como Vilson da FETAEMG -, que estava em Brasília.


Ele informou que participou de reunião com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, para tratarem de demandas do Estado, inclusive sobre a questão relativa à Guaxupé.


Segundo o deputado, o motivo da inativação das comissões provisórias na região foi para "reconduzir a direção do partido para lideranças que verdadeiramente condizem com o perfil do PSB".


As cidades que tiveram suas comissões provisórias inativadas são da área de atuação do deputado federal Emidinho Madeira, também do PSB.


"O grande problema dos municípios que foram inativados é que o deputado federal e colega Emídio Madeira resolveu tomar outro rumo e votar contra as decisões do partido na Câmara e, por isso, há punição. A Resolução Nacional (do partido) é clara: o mandatário que não cumpre com as decisões pode ser expulso, afastado de comissões, entre outras sanções", explicou o deputado.


Em relação a Guaxupé, Vilson disse que, em reunião com Carlos Siqueira, pelo fato de Tadeu ser assessor de Emídio Madeira, seu nome não foi aceito pelo presidente nacional como candidato em Guaxupé. "É decisão final. É uma resolução nacional do presidente nacional", enfatizou.


Ele acrescentou ainda que existem comissões provisórias na região que não serão reativadas. Ele não quis mencionar de quais municípios são.


A reportagem também conversou com o deputado federal Emídio Madeira no início da tarde desta sexta-feira, 28, que disse ter conhecimento da referida situação.



Deputado Federal Emidinho Madeira (Foto: redes sociais)

Ele afirmou que, desde que chegou à Brasília, tem votado com o Governo. Segundo ele, 90% de suas votações foram a favor do Governo.


"Nós que estamos no legislativo, independente do partido do Governo, temos que dar condições para se governar. Eu não entrei na política para fazer oposição. Não fiz no meu mandato em Minas e também não farei nesse mandato federal. Sair de Nova Resende para obstruir e fazer oposição, não faz sentido. Esse é o meu posicionamento", enfatizou o parlamentar.


Sobre a questão da pré-candidatura de Tadeu da Saúde, ele disse que quem está a frente dessa questão é o próprio pré-candidato. "Ele mesmo está tomando todas as decisões junto ao partido", finalizou.





wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page