top of page
consórcio 980x250.jpg

Protocolo orienta retorno das aulas presenciais em escolas estaduais



Documento que indica critérios sanitários para volta às aulas está alinhado ao plano Minas Consciente para regiões inseridas na onda verde

O Governo de Minas apresentou, nesta quinta-feira (1/10), as estratégias de retomada das atividades presenciais nas escolas da rede pública do estado, no contexto da pandemia da covid-19.


O anúncio foi feito em coletiva na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral. Ele reforçou que a adoção de medidas de prevenção e controle é recomendada aos profissionais, aos responsáveis pelos alunos e aos estudantes para que o retorno ocorra em um ambiente seguro.


“Recomendo que a população leia o protocolo, uma vez que a retomada das atividades presenciais nas escolas envolve toda a sociedade. O documento busca contemplar todos os parâmetros, bem como os diferentes ambientes da atividade escolar”, afirmou.


O protocolo segue orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seu cumprimento será obrigatório em todas as unidades escolares da rede pública.


Para acessar o protocolo completo clique aqui


Educação

Também na coletiva, a secretária de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Julia Sant'anna, falou sobre as condições para o retorno às atividades presenciais nas escolas do estado e destacou que nenhum aluno será obrigado a aderir ao retorno presencial.

“Como apenas as escolas localizadas em municípios da onda verde do Minas Consciente estão autorizadas a retomar as atividades presenciais, é indispensável que haja um diálogo com os prefeitos para que se tenha uma consonância com o município. Vale destacar também que nós seguiremos com a execução do modelo remoto de atividades. Assim, a decisão de enviar os alunos para as escolas ou não segue como um direito e escolha dos pais/ responsáveis”.


Cronograma

De acordo com o cronograma apresentado pela SEE-MG, a reabertura das escolas poderá ocorrer a partir da segunda-feira, 5/10. “O período que compreende esta semana será destinado ao planejamento das atividades e ao acolhimento dos funcionários junto ao diretor”, explicou Julia Sant'anna.


Antes do retorno presencial dos estudantes, será aplicado em todas as escolas estaduais um checklist do protocolo sanitário, para reforçar a segurança de servidores, alunos e comunidades escolares.


“Até o dia 9/10, as Superintendências Regionais de Ensino terão 100% de um checklist assinado por cada um dos diretores da rede e validado pelos inspetores escolares do estado. Esse procedimento tem objetivo de verificar questões como a disponibilidade de álcool, sabonete líquido e máscaras, bem como a organização da escala de estudantes, considerando os parâmetros de distanciamento”, pontuou a secretária.


Ainda de acordo com Julia Sant'anna, outros pontos estão detalhados no checklist elaborado pela SEE-MG para que todos os diretores da rede pública tenham condições de garantir a execução das definições apresentadas no protocolo sanitário.


Ensino médio

No dia 19/10, instituições que oferecem o 3º ano do ensino médio, localizadas em municípios inseridos na onda verde do plano Minas Consciente, poderão retornar às atividades presenciais.


“Entendemos que esse grupo é uma prioridade devido à proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, completa Julia Sant'anna.


Já o término do ano escolar será em 30 de janeiro, com período de férias previsto para fevereiro. O ano letivo referente a 2021 terá início no mês de março.


Minas Consciente

Ainda durante a coletiva, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, apresentou as atualizações do Minas Consciente.


“Até o momento, 655 municípios aderiram ao plano, impactando cerca de 14,3 milhões de mineiros. Felizmente, nenhuma macrorregião retrocedeu para a onda vermelha. Ao contrário, as macro Leste, Jequitinhonha e Centro-Sul avançaram para a onda verde”, destacou  Passalio.


Além do avanço dessas três, na deliberação desta semana, a região Norte manteve-se na onda verde.

Saiba mais sobre o Plano Minas Consciente em https://www.mg.gov.br/minasconsciente

Comentários


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page