top of page
consórcio 980x250.jpg

PROFESSORES E ESTUDANTES RECEBEM CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS NO UNIFEG


O Unifeg realizou o “Mini Curso de Primeiros Socorros”, voltado aos discentes dos cursos de Pedagogia e Enfermagem do Centro Universitário - Unifeg - e aos professores da rede municipal e privada das cidades que integram a AMOG – Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana, entre eles, professores do Colégio Dom Inácio de Guaxupé.


As aulas aconteceram no Auditório Elias José, no Unifeg, e atenderam a Lei Lucas nº 13.722/18, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

As aulas foram ministradas pelas enfermeiras e também professoras do Centro Universitário Unifeg, Profa. Me. Lígia Gonzaga Ramos Laudade Nard, Profa. Me. Daniela Aparecida Salgado Targino e pela Profa. Me. e Pedagoga, Cristina Calicchio Gonçalves Cruvinel, com os seguintes conteúdos: Introdução aos primeiros socorros, legislação, abordagem da vítima, análise de cenários, liberação das vias aéreas e desobstrução, estado de choque, convulsões, infartos, ferimentos e hemorragias, engasgamento, emergência clínica e manobras de reanimação em manequim.



Todo material didático prático utilizado durante o mini curso faz parte dos laboratórios dos cursos da área de saúde do Unifeg. A coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Me. Marilda Rabelo Ribeiro do Valle, comenta sobre a importância dessa capacitação aos alunos, exigida aos profissionais da educação. “A necessidade de se cumprir a Lei Lucas nas escolas de Educação Básica, ficou evidenciada pelos acidentes que ocorreram com crianças nos últimos tempos. Elas são mais vulneráveis que os adultos, de forma que nem sempre possuem a real percepção da gravidade de certos acidentes.


Nesse sentido, professores e funcionários das escolas são os que vão prestar um atendimento de emergência enquanto a assistência especializada ainda não estiver no local. Diante da importância desse assunto, o curso de Pedagogia do UNIFEG ofereceu a formação de Primeiros Socorros para suas alunas, futuras professoras, já antecipando para elas o certificado que a Lei exige”.



A diretora do Colégio Dom Inácio, Profa. Me. Juliana Costa, afirmou que o curso possibilitou à equipe mais segurança e confiança, caso seja necessário um atendimento de emergência. “A questão da saúde dos nossos alunos e o atendimento em primeiros socorros no Colégio Dom Inácio, sempre foram assuntos que inspiraram cuidados e motivaram iniciativas como a criação do Ambulatório Médico da nossa instituição de ensino, que atende crianças, jovens e adultos diariamente, em todos os períodos letivos, há mais de 7 anos.


Ainda assim, ter a oportunidade de capacitar a equipe de docentes e colaboradores técnico-administrativos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (I e II) e do Ensino Médio do Colégio Dom Inácio, torna-se imprescindível para que todos nós possamos sentir mais confiança e segurança para intervir de forma imediata e provisória em uma situação onde é necessário manter as funções vitais de uma pessoa até que uma assistência especializada chegue ao local. Nesse sentido, o curso em Primeiros Socorros oferecido em 4 dias pelo UNIFEG, a todos nós do Colégio Dom Inácio e aos alunos da Pedagogia e Enfermagem, cumpriu seu objetivo com aulas teóricas e práticas, permitindo-nos um conhecimento e preparo maior nesta demanda. Quero parabenizar as professoras que brilhantemente nos conduziram nessa aprendizagem, numa abordagem acadêmica clara, profissional e muito humanizada”.

Commentaires


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page