top of page
consórcio 980x250.jpg

Os riscos a visão com o aumento do uso de smartphones, tablets e computadores


Os oftalmologistas Marcio Costa e Andréa Nehemy

Com as normas para o distanciamento social impostas pela pandemia do COVID-19, cada vez mais as pessoas estão usando smartphones, tablets e computadores seja para o trabalho em regime de Home Office, seja para trabalhos escolares ou diversão.


No entanto, um fenômeno já detectado antes com o aumento do uso de computadores, vem se acentuando: a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC): uma série de sintomas visuais, entre os quais cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual.


Estima-se que até 90% dos usuários de computador por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionados à SRVC.


Uma das principais causas desse cansaço visual é o ressecamento ocular (Síndrome do Olho Seco).

A diminuição do piscar, associada a outras condições ambientais, oculares e sistêmicas, com o ar condicionado, ventiladores, pouca ingestão de líquidos, uso de medicamentos (diuréticos, betabloqueadores) e o fumo, podem contribuir para agravar a SVRC.


Recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia


Lembrando que a maioria dos indivíduos pisca 10 a 15 vezes por minuto e que estudos mostram que esta taxa pode diminuir até 60%, quando o usuário está em frente a uma tela, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que pequenas pausas de 5 a 10 minutos por hora sejam feitas pelo usuário, de preferência fixando a distância sem olhar para o monitor.


Além disso, os turnos de 4 horas no computador, smartphone e tablets devem ser interrompidos para pausas maiores para evitar maior desconforto visual, recomendando-se usar colírio hidratante (sem cortisona) de 2 a 4 vezes por dia.


Também quem usa lente de contato, o ideal, se possível durante esse período de isolamento, deixar as lentes e usar óculos. Em caso de graus altos, se não for possível usar óculos, ter cuidados de lavar as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contato com água e sabão.


Nesta lavagem não usar álcool gel para não correr o risco de cair no olho e causar irritação. Lavar o estojo que guarda as lentes com água e sabão, e enxaguar bastante. Guardar as lentes na solução de esterilização e trocar esta solução diariamente.


Publicidade






wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page