top of page
consórcio 980x250.jpg

OLAVO BARBOSA: o legado de suas empresas e sua responsabilidade com o futuro



Nesta série de reportagens especiais sobre os 50 anos da Exportadora de Café Guaxupé, revisitamos a história de seu fundador, Olavo Barbosa, falecido em setembro de 2012.


O café já era o esteio da família de seus pais Valeriano José da Silva e Suzana Barbosa da Silva, quando Orostrato Olavo Silva Barbosa nasceu em 20 de abril de 1923, em Guaxupé, na Rua Tiradentes. O casal teve seis filhos, todos trazendo nos nomes as mesmas iniciais: Octávio, Orlando, Oscar, Oswaldo, Olavo e Osmar.


A história de Olavo Barbosa é traduzida no legado de suas empresas e de sua responsabilidade com o futuro. A superação às crises e a insistência em fazer tudo com qualidade o levou a uma trajetória vitoriosa. O reconhecimento de todos vem de forma espontânea devido à relevância de suas obras, sobretudo, as humanitárias. É, incontestavelmente, um dos maiores benfeitores da cidade e de sua gente.

Olavo Barbosa cresceu e traçou sua caminhada empresarial na cidade da qual jamais se afastou. Fincou raízes e as marcas de seu trabalho podem ser vistas em cada canto de Guaxupé. Ele casou-se com Lenira Faria Silva Barbosa (falecida) e tiveram os filhos: Paulo Sérgio (falecido), Silvia Helena, Maria Cristina e Olavo.


Olavo em seu primeiro escritório (Foto: acervo familiar)

Filho de fazendeiro produtor de café e leite, Olavo formou-se Técnico em Contabilidade na Academia de Comércio São José e começou a trabalhar cedo, aos 16 anos, como ajudante de limpeza na filial da Companhia Brasileira de Café do Grupo Moreira Salles, em 1939. Foi promovido para a preparação dos cafés e em 1947 se tornou gerente interino.

Em 1951, Moreira Salles decidiu encerrar os negócios de café e vender as filiais da empresa. Olavo Barbosa comprou a filial de Guaxupé e adquiriu seu primeiro armazém, o Armazém de Guaxupé, com capacidade para 7 mil sacas. Após a compra do armazém, dirigindo seu próprio caminhão, Olavo começou a comercializar cafés no Sudoeste de Minas e, em 1958, adquiriu a sua primeira fazenda de café, a Fazenda São José.


Além dos cafés já comercializados ele passou a vender a produção da Fazenda São José para torradores, que logo começaram a visitar a fazenda para conhecer as lavouras, a estrutura, os serviços, as variedades das plantas, as qualidades dos cafés e, consequentemente, usufruir da hospitalidade marcante do empresário.


UMA FAMÍLIA DEDICADA AO CAFÉ


Em 27 de julho a Exportadora de Café Guaxupé completa 50 anos. Motivos para comemorar não faltam, pois manter uma empresa familiar ativa por tantos anos e com tantas mudanças no mundo, requer muito respeito, muita parceria, confiança e competência.


A inauguração desta que é uma das mais respeitadas exportadoras de café do mundo, foi o marco na carreira de Olavo Barbosa.


Atual sede da ECG em Guaxupé

Em 1970, quando fundou - e presidiu com diligência até 2012 - a Exportadora de Café Guaxupé Ltda, a empresa contava com apenas 20 funcionários.


Com um crescimento notório ao longo dos anos é hoje reconhecida mundialmente. Tem atuação destacada como elo entre produtores brasileiros, torradores e importadores de diversos países. Possui serviços especializados e uma equipe preparada para orientar seus parceiros com um forte compromisso de aproximar o produtor do mercado internacional, sempre respeitando as normas sociais, ambientais e comerciais que regem o setor.


As segunda e terceira gerações da família Barbosa ocupam cargos estratégicos na empresa. Além da Exportadora, a família possui fazendas de café em diversos municípios de Minas Gerais e São Paulo que produzem, em média, 80 mil sacas de café de alta qualidade, seguindo os rígidos padrões de sustentabilidade e conformidade das certificações UTZ Certified / Rainforest Alliance, C.A.F.E Practices – Starbucks.


Amparada pela integridade, transparência, simplicidade e eficácia, credita-se essa evolução ao cultivo de bons relacionamentos com seus colaboradores e parceiros: produtores, torradores, importadores, cafeterias e grandes marcas de café do Brasil e do mundo.


As empresas e as fazendas da família empregam aproximadamente 1,2 mil pessoas. A Exportadora tem capacidade de armazenar 1 milhão de sacas de café sendo que o processo operacional, ligado ao armazenamento e logística da exportação de café, é feito com a mais alta tecnologia.


É credenciada pela Bolsa de Mercadorias e Futuros, e foi precursora do Recinto Especial de Exportação, da Receita Federal, além de ser também credenciada como “Armazém Ouro”, pelo Banco do Brasil.

A “Guaxupé”, como é conhecida internacionalmente, encontra-se entre as 10 maiores exportadoras de café do Brasil, comercializando anualmente em torno de 1,2 milhão de sacas, entre os mercados interno e externo. Somente para exportação, são 1 milhão de sacas para 27 países, atestando sua significativa participação no mercado mundial de cafés finos.


Possui escritório comercial em Manhuaçu-MG, o que possibilita a comercialização na região das Matas de Minas e em São José do Rio Pardo-SP, município pertencente à região da média Mogiana. A sede em Guaxupé está estrategicamente localizada em uma área de 50 mil m².


ESTRUTURA ADMIRÁVEL E ALTAMENTE PROFISSIONAL


A Exportadora de Café Guaxupé possui cerca de 250 colaboradores altamente qualificados operando uma completa estrutura de transporte, recebimento, armazenamento, processamento e embarque de café.


Conta com tecnologia avançada para limpeza e preparação dos cafés separando-os por tamanho, densidade e cor. Um rigoroso sistema de monitoramento de todas as etapas da operação garante a qualidade e rastreabilidade total do café, da origem ao destino, de forma segura e confiável.


Este trabalho especializado com ética e responsabilidade, uma equipe de profissionais dedicados e uma rede de parceiros confiáveis fazem da Exportadora de Guaxupé É referência no setor cafeeiro, posicionando-a entre as 10 maiores exportadoras de café do Brasil.


Em 2002, a Exportadora Guaxupé passa a contar com o 1º Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação.


Recentemente, houve investimentos para a implementação de novas tecnologias e equipamentos de ponta nos processos dos armazéns para a entrega de serviços ágeis, seguros e confiáveis e nova estrutura dedicada ao beneficiamento de cafés especiais.


De olho nas expectativas do mercado, a empresa se prepara com uma completa e moderna estrutura de maquinário dedicada exclusivamente ao beneficiamento de cafés especiais.



wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page