top of page
consórcio 980x250.jpg

ODONTOLOGIA: Sensibilidade nos dentes - aprenda como controlar

Dra. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA



Sabe aquele incômodo ao ingerir alimentos quentes ou frios? Ao respirar pela boca em dias com a temperatura mais baixa ou mesmo fazer um bochecho com água da pia? Tudo isso caracteriza um problema de hipersensibilidade dentinária. Tal problema além de incomodar pode causar constrangimentos e atrapalhar a rotina.


Vamos entender melhor como isso acontece. O dente é composto, resumidamente, por três tecidos: polpa, dentina e esmalte. Sendo este o mais externo e aquele mais interno e responsável pela resposta sensitiva a estímulos nos dentes. Uma vez que haja exposição da dentina por conta de agressões ao esmalte que provoquem seu desgaste ou por conta de retrações gengivais há um estímulo direto no dente, o que provoca a sensibilidade.


A exposição dentinária pode ser fruto de escovação inadequada, cáries, bruxismo ou gengivite. O controle da sensibilidade envolve cuidados em casa e no consultório do dentista. O paciente deve usar escovas dentais de cerdas macias ou extra-macias, creme dental específico e enxaguantes bucais com flúor. Além disso, uma correta técnica de escovação evita problemas como abrasão dentária e retração gengival. No consultório, o controle pode envolver aplicação de laser, verniz com flúor nas áreas sensíveis, restaurações nas regiões onde se perdeu esmalte, cirurgias gengivais ou até mesmo tratamento de canal em casos extremos.


A sensibilidade dental tem controle e deve ser tratada. Procurar um dentista é o melhor caminho para que esse problema tenha solução. Com as orientações adequadas e cuidados, tudo se normaliza e a rotina volta ao normal.


A AUTORA é Cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.

Contato:

Clinimplant Odontologia

Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Guaxupé – MG

Telefone: (35) 3551-1126

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page