top of page
consórcio 980x250.jpg

ODONTOLOGIA: dente do siso não nasceu e agora?



DRA. CAROLINA FREIRIA OLIVEIRA,

Cirurgiã-dentista



A palavra “siso” é sinônimo de “juízo, bom senso, discernimento, sensatez, prudência”. O “dente de siso” como é popularmente conhecido se trata do terceiro molar, “seu apelido” se deve ao fato de que tais dentes costumam se desenvolver entre o fim da adolescência e o início da idade adulta, na mesma época em que, supostamente, uma pessoa está se tornando mais ajuizada.


Se o terceiro molar irrompeu na cavidade oral e está na sua função normal, não é necessário removê-lo.Quando o dente não está irrompido, deve ser feita uma investigação do que está ocorrendo. O dentista deve fazer um exame clínico minucioso, analisar as condições bucais e se necessário pedir exames de imagem para saber a condição em que esses dentes se encontram. Esses exames podem ser: radiografias- periapical ou panorâmica, e até mesmo tomografias. As primeiras dão uma noção bidimensional da localização dos dentes. Já a segunda, oferece informação minuciosa e precisa da posição do dente e elementos adjacentes.


Se o dente do siso estiver incluso no osso mandibular ou maxilar impossibilitado de nascer, deve ser considerada a cirurgia. A não remoção de um terceiro molar incluso impactado ou em posição ectópica pode causar: dor, inflamação, infecção, cárie, mau hálito e outras situações incômodas. Como todo procedimento cirúrgico, o cirurgião-dentista fará o planejamento com base em exames clínicos, de laboratório, e radiográficos, tornando o procedimento bastante seguro. Em alguns casos, pode haver agenesia do dente, situação na qual a pessoa simplesmente não tem o dente, já nasce sem o germe dental e, portanto, não terá qualquer intercorrência em relação ao último dente da arcada.

A avaliação é sempre a melhor opção, assim se sabe como está o dente e qual a conduta deve ser tomada em relação a ele.


A autora é cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.


Contato: Clinimplant Odontologia | Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Telefone: (35) 3551-1126 - Guaxupé – MG


Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page