top of page
consórcio 980x250.jpg

ODONTOLOGIA: a importância da Odontologia em tempos de Covid-19



Dra. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA


A saúde começa pela boca. Em tempos de pandemia esta frase amplamente conhecida tem sua validade reafirmada. E a odontologia ganha destaque na prevenção de doenças que podem vir a entrar no organismo pela boca, ou mesmo de favorecer a evolução do Covid-19 no paciente.


Recentemente, um estudo publicado no Journal of Oral Medicine and Dental Research mostra que o vírus do Covid-19 pode ter uma vantagem em indivíduos com acúmulo de placa dentária ou gengivite, chegando mais facilmente ao pulmão. Altas concentrações do coronavírus se movem da saliva para os pulmões de pessoas com doenças gengivais. Ainda segundo o estudo, foram cogitadas novas maneiras de encarar o vírus, com tratamentos direcionados a boca, que podem, assim, salvar vidas.


Além disso, a boca é a porta de entrada do organismo e por isso deve ter cuidados especiais na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Um foco infeccioso na boca, por menor que seja, provoca o aumento da defesa orgânica no sangue, o que atrapalha diversos processos sistêmicos.


Por conta disso, os cirurgiões-dentistas têm seu papel destacado, uma vez que podem prevenir focos de infecção e combatê-los antes que evoluam. Nos leitos de UTI, profissionais da área têm feito um papel heróico para conseguir prevenir e combater doenças oportunistas nos internados.


O recomendado é que não se procure o dentista apenas quando há um problema e, sim, periodicamente. Cada pessoa é única e o tempo de retorno recomendável de cada um varia, mas no geral se dá de retornos trimestrais ou semestrais. Trata-se o período ideal para cada um, já que prevenir é sempre melhor. Saúde e equilíbrio dependem de pequenas atitudes.


A AUTORA é Cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.


Contato:

Clinimplant Odontologia

Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Guaxupé – MG -

Telefone: (35) 3551-1126



wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page