top of page
consórcio 980x250.jpg

O problema do ferro e manchamento dental


DRA. CAROLINA FREIRIA OLIVEIRA


A odontologia sempre se faz presente na minha vida e numa conversa com amigos, não é diferente, é sempre pauta de algum assunto. Recentemente, numa roda de conversa, um caso peculiar foi comentado. Uma menina com problemas alimentares, estava com os dentes posteriores manchados, as manchas eram amarronzadas e tinham aparecido a pouco tempo.


À primeira vista, ela imaginou que fossem cáries, porém o processo de formação de cáries é lento, principalmente em dentes permanentes. Como ela provocava emése devido ao seu distúrbio alimentar, isso acabou machucando seu estômago, o que levou a hematêmese. O sangue presente no vômito em contato com os dentes acabou provocando essas manchas escuras por conta do ferro, e isso é algo muito comum na clínica- o manchamento dental por meio do sulfato ferroso.


Os suplementos alimentares vêm sendo cada vez mais usados e buscados, e quando seu uso é feito de forma indevida, pode acabar havendo excesso de substâncias como o ferro que pode provocar manchas nos dentes. Tal fato ocorre comumente em crianças também, podendo assustar os pais com o escurecimento dos dentes. Mas como ocorre o processo de manchamento?


Nossa boca possui naturalmente bactérias, quando nos alimentamos, os restos alimentares podem ficar acumulados na superfície dos dentes e as bactérias bucais se fixam nesses locais para se alimentar deles. Com isso há formação de um biofilme dental, uma espécie de “tapetinho de bactérias” que ficam em cima do dente e podem fazer com que pigmentos externos fiquem aderidos por meio deles ao dente. Nesses casos, as manchas são removidas ao se remover esta placa bacteriana numa limpeza no dentista, por exemplo.


Além disso, pessoas com problemas na estrutura do esmalte dental podem absorver esses pigmentos com facilidade, sendo que nesses casos sua remoção não é tão simples e pode até não ser possível.


Para evitar o manchamento dental causado por sulfato ferroso é necessário manter a boa higienização dos dentes para evitar a formação de biofilme e consequentemente a fixação do pigmento nos dentes. Além disso, é necessário ter cautela ao ingerir tais suplementos, para que grandes quantidades dele presentes na boca não se fixem aos dentes e provoquem o manchamento.


*A autora é cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Especializanda em Prótese Total pela ABO - Alfenas. Mestranda em Reabilitação Oral pela USP. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.


Contato: Clinimplant Odontologia | Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Telefone: (35) 3551-1126 - Guaxupé – MG

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page