top of page
consórcio 980x250.jpg

MULHERES NOTÁVEIS: Ariani Barboza


ELA É NEUROPISCOPEDAGOGA, SE DEDICA AO ESTUDO DOS TRANSTORNOS INFANTIS E IDEALIZOU A CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR NEUROVIVER

A vocação pelo ato de educar está presente na vida da neuropsicopedagoga Ariani Barboza desde a tenra idade. Ela jamais se viu atuando em outro segmento. É uma das pioneiras na especialidade de Neuropsicopedagogia e inaugurou, recentemente, uma clínica multidisciplinar em Guaxupé.


Se formou em Pedagogia pelo Unifeg. Teve a oportunidade de trabalhar no Colégio D. Inácio, pertencente à Fundação Educacional Guaxupé, como professora de apoio. No início, dedicou-se ao ensino fundamental 1, na fase da alfabetização, e ao berçário Infantil, que atende crianças a partir dos 12 meses de vida ou quando já estiverem andando. “Com esta possibilidade de trabalhar e cursar Pedagogia pude ter a certeza de que estava na graduação correta. O trabalho com as crianças do berçário me trouxe um aprendizado vasto, sobretudo no que diz respeito aos marcos temporários do desenvolvimento infantil e, por isso, foi o tema escolhido para a apresentação do meu Trabalho de Conclusão de Curso”. Ariani atuou no acompanhamento de estudantes com necessidades especiais matriculados no Ensino Fundamental. Nesta época, teve os primeiros contatos com portadores de transtornos, como por exemplo, Autismo - TEA, e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH.


“Um trabalho que exige muita dedicação do profissional que realiza esse tipo de atendimento. Nesta época, decidi que faria pós-graduações e especializações nestas áreas de transtornos”, explica. Com o início da pandemia e o isolamento social, ela resolveu dedicar-se ao curso de Pós-Graduação e, conjuntamente, abrir um espaço para atender as crianças que precisavam de acompanhamentos especializados durante esse período. Concluída a Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP-FGV-RP,


Ariani tornou-se membro titular da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp e idealizou sua primeira Clínica. Começou a atender crianças típicas e atípicas e viu a necessidade de se especializar ainda mais na área. Atualmente, está cursando pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada - ABA, pela faculdade CBI - Of Miami, e possui cursos de extensão em Neuropsicologia, Consciência Fonológica, ABA na Prática, Neurociência e Alfabetização. Também é especialista em aplicação do teste DENVER, uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar crianças entre 0 e 6 anos de idade com risco para atraso no desenvolvimento (ADNPM), além do protocolo VB-MAPP, que é utilizado por profissionais clínicos que atuam com Análise do Comportamento Aplicada - ABA, cuja sigla vem do inglês Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program, em tradução livre, Programa de Avaliação e Nivelamento de Marcos de Comportamento Verbal.


Com o avanço dos trabalhos, a Neuropsicopedagoga inaugurou a Clínica Multidisciplinar NeuroViver, localizada no centro de Guaxupé, à Avenida Conde Ribeiro do Valle, 255 - Sala 5 , no Edifício Minas Shopping. “Identifiquei que os pacientes precisavam de outros tipos de acompanhamentos que iam além das minhas especializações e competências, como por exemplo, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e nutrição. Assim, trouxe esses profissionais para atuarem na Clínica em um trabalho conjunto onde quem ganha são nossos pacientes e seus familiares, que encontram todos os acompanhamentos necessários em um único lugar”.


Ariani diz que para um acompanhamento trazer o resultado esperado pelos pais há a necessidade de todos trabalharem juntos e com troca de informações. “Qualquer diagnóstico de um possível transtorno de um paciente só pode ser feito por um médico, geralmente, neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Por ser um diagnóstico clínico, o especialista, geralmente se baseia em laudos e escaladas feitas por outros profissionais, como psicólogos, neuropsicopedagogos e fonoaudiólogos. É justamente essa junção de profissionais e conhecimentos que conduzirão para um diagnóstico e acompanhamentos assertivos, que visam tornar a vida destes pacientes mais saudáveis e independentes.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page