top of page
consórcio 980x250.jpg

IFSULDEMINAS está entre as 100 instituições de ensino mais sustentáveis do mundo e é a 4ª do Brasil

Índice internacional ranqueou 956 instituições em todo o mundo

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está novamente em posição de destaque no GreenMetric World University Ranking, índice que avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo.

O Instituto manteve-se na 4ª posição entre as instituições brasileiras e, pela primeira vez, apareceu entre as 100 mais sustentáveis na classificação geral, alcançando 7.850 pontos. O ranqueamento foi divulgado nesta última terça-feira (14), e pode ser conferido no site UI GreenMetric.


A edição 2021 do UI GreenMetric contou com a participação de 956 instituições de todo o mundo, 44 a mais do que em 2020. O Brasil foi representado no ranking por 40 delas, a maior participação nacional desde o início da classificação. No topo da lista das universidades mais sustentáveis do país, estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), respectivamente com 8.700, 8.200 e 8.050 pontos. Confira a seguir a pontuação das quatro instituições nacionais mais bem colocadas.


Categorias

Os principais responsáveis pelo desempenho deste ano do IFSULDEMINAS no índice foram as pontuações elevadas nas categorias 'Resíduos', na qual o Instituto lidera o ranking junto à USP, e 'Água'.

Segundo o coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso, a pontuação alcançada na categoria 'Resíduos' deveu-se:

- à reciclagem de materiais, com destaque para a Coleta Seletiva Solidária, a transformação de bebidas apreendidas em álcool 70% e a descaracterização e doação de roupas;

- à redução do uso de papel e plástico, com ênfase na adoção de processos eletrônicos;

- ao tratamento de resíduos orgânicos, inorgânicos e tóxicos, principalmente por causa da compostagem de fumo e da coleta e correta destinação de pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos laboratoriais;

- e ao tratamento de esgoto, com destaque para o uso de biodigestores, tanques de evapotranspiração e sistemas de fossas sépticas com filtro anaeróbico e sumidouro.

Por sua vez, a pontuação alcançada na categoria 'Água' foi alavancada pelos:

- projetos de conservação, com destaque para a recuperação de nascentes pela parceria no Plano Conservador da Mantiqueira;

- e ações e programas de reciclagem e eficiência no uso da água, como, por exemplo, o premiado Projeto IF Pluvial e o uso de álcool em gel para desinfecção, no lugar da água, presente em todas as instalações do

IFSULDEMINAS.


O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, ressaltou que a posição alcançada pelo Instituto no ranking é reflexo do compromisso do órgão com a pauta sustentável, cujas ações e programas vêm ganhando a atenção da sociedade. "Temos empregado esforços, concentração e análise apurada nos parâmetros avaliados pelo concurso internacional UI GreenMetric. Processos foram aprimorados e alinhamentos realizados com a comunidade, todavia, a implementação do IF Pluvial deu ao IFSULDEMINAS um salto qualificado no concurso deste ano. Ele é um programa que fora premiado e reconhecido pelo Governo do Estado Minas Gerais, que serve de modelo à sociedade, em se tratando de captação e uso/reuso de água pluvial".


Além disso, neste ano, o UI GreenMetric apresentou 13 indicadores novos em sua composição, entre eles vale ressaltar o indicador das ações realizadas pelas instituições durante a pandemia da Covid-19. Desde 2020, o IFSULDEMINAS atua fortemente nesta área, como apresentado no mapa.


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page