top of page
consórcio 980x250.jpg

Guaxupeana atua como cientista nos Estados Unidos

A guaxupeana Thais Barros participou da coluna "Por onde vocë anda" e contou um pouco de sua trajetória profissional em Durham, Estados Unidos, onde atua como cientista

Sou Thais Barros Rodrigues, Bacharel em Ciências Biológicas (2005-2009), Mestre (2009-2011) e Doutora (2011-2014) em Biotecnologia Vegetal pela UFLA, MBA em Gestão de Projetos (2015-2017) pela USP/Esalq. Atualmente, sou cientista lider/sênior em assuntos regulatórios globais na empresa americana GreenLight Biosciences.


Sou filha de José Antônio Rodrigues Junior e de Sandra Silva de Barros. Tenho dois irmãos: Thiago e Théo. Minha infância foi cercada de muita alegria e paparicos dos dois lados da família, na casa dos meus avós maternos, brincando muito com meu irmão e meus primos(as) Dani, Pri, Té, Waguinho, Reginho e Gu. Guardo com carinho as lembranças dos meus amigos e professores do Parque Infantil e Delfim Moreira, dos ensaios e desfiles em comemoração ao aniversário de Guaxupé e de 7 de setembro (que eu amava!).


Minha mãe sempre trabalhou muito e meu pai morava em São Paulo. Lembro de passar minha adolescência muito próxima da minha avó paterna, Célia, ajudando minha mãe a cuidar do meu irmão Thiago, e com a família da Sirléa Barbosa, mãe da minha amiga de infância Lussane. Uma tradição que a família mantém até hoje são os almoços de domingo na casa da vó Célia, onde me reunia com meus primos Aline e Neto e passávamos ótimos momentos juntos. Lembro bastante também da época da Expoagro, dos barracões de blocos de Carnaval e das festas no Clube Guaxupé.



Sempre gostei de estudar e o Colégio Dom Inácio me deu uma base muito sólida. Eu amava o sistema de ensino da escola e as amizades que fiz. Estudei com a mesma turma da quinta série até o terceiro colegial, muitos deles vindos do Delfim Moreira. Mantenho a amizade com muitos deles, incluindo minhas melhores amigas, meu 'quarteto' com Lussane, Laís e Isabela, com as quais compartilho todas as mudanças de vida até hoje!


Deixei Guaxupé aos 18 anos para fazer faculdade em Lavras/MG. Após minha graduação, me mudei para Sete Lagoas para fazer a pesquisa do meu mestrado na Embrapa. Fui pela primeira vez para os Estados Unidos em 2012 para fazer a pesquisa do meu doutorado, na Universidade de Nebraska. Voltei ao Brasil em 2013 e fiquei por dois anos para concluir meu doutorado, trabalhando por um ano em Piracicaba como pós-doutora no CENA/USP, onde também iniciei meu MBA. Voltei aos Estados Unidos em 2016 para um segundo pós-doutorado na Universidade de Kentucky. Durante dois anos trabalhei na universidade e tive a oportunidade de atuar como membro do Conselho Científico de Regulamentação Americana (USEPA). Em 2018, fui contratada pela GreenLight Biosciences, uma empresa americana de biotecnologia que desenvolve produtos agrícolas a base de RNA (a mesma tecnologia usada nas vacinas do Covid). Estou sempre buscando novos conhecimentos e, no momento, estou concluindo meu Certificado de Excelência em Liderança pela Universidade de Harvard.



Atualmente, resido em Durham (Research Triangle Park, RTP), na Carolina do Norte, Estados Unidos, onde se localiza o departamento de proteção de plantas da GreenLight. Durante os 5 anos e meio de empresa tive vários reconhecimentos e oportunidades. Comecei como cientista e logo estava liderando o projeto que resultou no nosso primeiro produto (pioneiro no mundo usando essa tecnologia). Liderei outros projetos em fase inicial, bem como a nossa atual equipe de cientistas de bioensaios. Também sou a cientista líder da área de regulamentação da empresa.


Em 2021, tive a honra de receber a premiação anual da empresa na categoria 'geração de valores' e nos anos seguintes outras premiações de reconhecimento vindas de colegas de trabalho. Participo e dou palestras em Congressos e Universidades americanas e brasileiras e, também, realizo mentorias a colegas de profissão e alunos de todos os níveis - ensino médio, graduação e pós.


No meu tempo livre, amo viajar e explorar o mundo, brincar com minha cachorra Ziggy, visitar restaurantes e bares, bem como aproveitar a companhia dos meus amigos e familiares.



Os Estados Unidos é o país das oportunidades e me encaixei muito com a cultura americana desde a minha chegada há quase 11 anos. As opções são infinitas, pessoas capacitadas e determinadas não passam despercebidas.


Sou extremamente grata ao Brasil pela educação de qualidade que recebi e a cultura linda e acolhedora que carrego comigo, além da melhor culinária do mundo: a mineira. Sou extremamente grata aos Estados Unidos pelas imensas oportunidades profissionais e pessoais que tive e tenho e por moldar a profissional que sou.


Ouvi, algumas vezes, que tenho sorte. E é quando penso nos meus pais que tenho que concordar com essas pessoas. Quanta sorte em ter os pais que tenho! Com muita convicção, digo: não seria quem sou e não teria conquistado tudo que conquistei até agora se não fosse por eles! Meus pais me deram asas e me ensinaram a voar - mas me mantiveram com os pés no chão!


Ainda menina, minha mãe me deu à vida e me amou. Sacrificou muito da sua vida para dar o melhor possível para mim e meu irmão. Ela me ensinou a ser independente e a ser forte, a correr atrás dos meu objetivos. Me inspira a ser cada dia melhor e, cuidadosamente, planejar meu futuro.


Meu pai é o meu maior incentivador mesmo diante dos meus planos - que parecem muito ‘audaciosos'. Ele está sempre pronto para me escutar e me apoiar. Me faz sentir que eu nunca estou sozinha mesmo estando distante dele. Ele me inspira a sonhar grande e voar alto! Não poderia deixar de mencionar o Dimas e a Carina - que são os respectivos parceiros dos meus pais atualmente - e sempre muito presentes na minha jornada.


Meu recado aos leitores da Revista Mídia é que sonhem alto, não desistam dos seus sonhos e não tenham medo de errar! Não há limites para quem sabe o que quer e corre atrás. Façam o que amam, trate as pessoas com respeito, retorne o máximo que puder para os outros. A vida devolve tudo multiplicado!


Kommentare


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page