top of page
consórcio 980x250.jpg

Formando do UNIFEG desenvolve cerveja artesanal durante o TCC

João Conde formou-se em 2021 no curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Guaxupé
O formando João Conde de Jesus Neto (Foto: Divulgação/Unifeg)

O formando João Conde de Jesus Neto, do curso de Engenharia Química do UNIFEG, apresentou, no final de 2021, o seu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no qual desenvolveu uma cerveja artesanal do tipo Pale Ale.


O TCC de João, intitulado “Descrição do Processo de Produção da Cerveja Pale Ale Zugbier”, foi desenvolvido durante um ano, com o apoio da orientadora e coordenadora do curso de Engenharia Química, Prof.ª Dr.ª Lívia Katia dos Santos Lima.


Para estudar a parte prática de todo o processo artesanal da cerveja, o formando procurou a empresa Zugbier, em Guaxupé. “Mesmo sem conhecer o Antônio Augusto de Faria, proprietário da Cervejaria Zugbier, entrei em contato, agendei uma visita e passei um dia inteiro conhecendo todo o maquinário, a matéria-prima e o desenvolvimento da cerveja. Fizemos, por meio das máquinas, cerca de 500 litros de cerveja artesanal, em que pude conhecer, na prática, todo o processo”, afirmou João.


Continua após a publicidade

Após esse período, o estudante deu continuidade à sua pesquisa, com a leitura de livros sobre a área. E teve a oportunidade de voltar à empresa, para então produzir, de forma manual, mais 20 litros de cerveja artesanal. “Colocar a mão na massa’ fez toda a diferença na minha pesquisa. E no meu TCC, eu explico os processos de produção, tanto dos 500 litros, com uso de equipamentos, quanto dos 20 litros de cerveja feitos manualmente”.


João afirmou que essa laboração durou 13 dias, sendo 3 deles para fermentação, em que o açúcar se transforma em álcool, e mais 10 dias para maturação. A partir desse processo, a cerveja está pronta para ser degustada. Mesmo optando pela criação desse produto, João explica que não tem o hábito de tomar bebidas alcoólicas, mas se interessa muito pelo desenvolvimento das cervejas artesanais.


No transcorrer da pesquisa, a orientadora foi essencial para nortear o trabalho do formando. “Eu costumo dizer que a Prof.ª Lívia nunca teve um orientando como eu, pois, sempre que eu tinha dúvidas, eu entrava em contato, enviava áudios longos de 2 minutos, inclusive, aos fins de semana. E ela estava sempre disponível para me ajudar”, disse o formando.


Ao final, a receita de 20 litros rendeu 36 garrafas de cerveja artesanal, que foram distribuídas entre familiares, amigos e professores da banca para degustação. Com o TCC aprovado com nota máxima, o estudante pensa, no futuro, em seguir a profissão de pesquisador. “Estou me formando agora, ainda é cedo para ter a certeza de qual carreira seguir, mas o fato de ter feito essa pesquisa me agradou muito. Então, no futuro, estou pensando em dar continuidade à carreira acadêmica, com o Mestrado e o Doutorado”.


João Conde, agora Engenheiro Químico, comemora a nova profissão e agradece ao UNIFEG por todo o aprendizado. “Sempre gostei da área de exatas, das matérias de Química e de Física. E, em 2017, quando pesquisei, escolhi a Engenharia Química e foi a melhor opção que fiz. Eu estou muito feliz, pois escolhi a profissão certa. O Centro Universitário foi essencial para essa formação. Eu só consegui desenvolver um TCC com a criação de um produto, graças às aulas que tive na instituição, principalmente, as que foram feitas nos laboratórios”, finaliza o Engenheiro Químico. (Fonte: Unifeg)


Publicidade


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page