Ferramentas STIHL aumentam a produtividade no setor cafeeiro
- Da Redação
- há 39 minutos
- 5 min de leitura

Da colheita à recepa, soluções específicas da organização ao segmento potencializam o trabalho do produtor de café. Além disso, a empresa apresenta uma linha completa, com lançamentos inovadores e potentes, que contribuem para a realização eficaz de outras atividades rurais na propriedade.
Com 100 anos de tradição no mundo e há mais de 50 anos produzindo no Brasil, a STIHL sempre esteve ao lado da agricultura familiar. Esta sólida e confiável relação é passada entre as gerações. A STIHL acompanhou a evolução das necessidades dos clientes desenvolvendo a tecnologia oferecida de acordo com as demandas dos produtores. As ferramentas motorizadas são importantes aliadas dos profissionais do agronegócio no sentido de aumento da produtividade, potencializando os trabalhos e incrementando os resultados nos processos de diversas culturas. O mercado cafeeiro, com a expressiva representatividade na economia brasileira, faz parte desta realidade.
“Desenvolver as atividades com e na natureza é uma missão da STIHL. Desta forma, buscamos soluções que contribuam para desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos produtores rurais com o objetivo de contribuir com a tecnologia das ferramentas motorizadas para que gere produtividade e resultados, cada vez mais, positivos para os negócios no campo”, afirma a gerente de Marketing da STIHL, Andréia Edi da Silva Volz.
As principais soluções que a STIHL oferece aos produtores de café são as Ferramenta Multifuncional, que possibilitam o uso de diversos implementos, como o derriçador de café SP 20. Os modelos de Ferramentas Multifuncionais KA 85 R e KA 120 são máquinas versáteis, que atuam também como como roçadeira, motopoda, podador de altura, aparador de cantos e motocultivador. Como derriçador o equipamento aumenta significativamente a produtividade durante a colheita. Com três opções de tubos para regulagem de altura e espaçamento entre as ruas do cafeeiro, o implemento derriçador SP 20 conta também com três opções de garras altamente resistentes:
Garra WR6
- Garra com seis dedos alinhados.
- É o modelo universal, indicado para plantas com ramos de tamanho e espaçamento normais.
Garra WR6-2
- Garra com seis dedos desalinhados.
- Ideal para as situações onde as plantas são densas, próximas e com galhos entrelaçados que dificultam o acesso aos frutos.
Garra WR9
- Garra com nove dedos.
- Altíssima produtividade para ramos longos, adensados e com muitos frutos Desenvolvidos para entregar desempenho e praticidade, os quatro novos modelos de cortadores de gramas a combustão - RM 2 R, o RM 248 , o RM 253 e o RM 253 T - são ideais para diferentes tipos de terrenos e são voltados tanto para usuários domésticos como para jardineiros profissionais. Os equipamentos são voltados para manutenção de gramados residenciais e em condomínios, parques, sítios, entre entras áreas verdes Tecnologia e inovação são combinadas para a melhor experiência do usuário, oferecendo excelente desempenho para gramados extensos. Todos os modelos apresentam motor 4 tempos e garantem alta produtividade para o corte de grama, sendo compactos, robustos e de fácil manuseio. Ergonomia e conforto também são características dos lançamentos, que têm em seus diferenciais o ajuste de altura de corte em uma única alavanca e de muito fácil manuseio e a haste única que facilita o acesso ao cesto recolhedor, além da lâmina com absorção de impacto, que preserva o motor quando a máquina colide contra uma pedra, por exemplo. Os produtos ainda se destacam por oferecerem quatro modos de descarte: descarte traseiro, descarte lateral, recolhimento para o cesto ou moagem.
Todos os modelos operam a 2.800 RPM. O modelo RM 2 R possui potência de 2,1 kW e 46 cm de diâmetro de corte, com ajuste da altura de corte do gramado entre 30 mm e 85 mm. Esse é o único modelo que não possui coletor, a capacidade do tanque de combustível é de 0,9 L e o peso da máquina é de 24 kg. O RM 248 possui 1,8 kW de potência e os mesmos 46 cm de diâmetro de corte, com ajuste de altura de corte do gramado entre 20 mm e 100 mm. O coletor tem capacidade de 52 L, a capacidade do tanque de combustível é de 0,8 L e o peso da máquina, com o cesto, é de 30 kg. Já os modelos RM 253 e RM 253 T se diferenciam do modelo anterior com 51 cm de diâmetro de corte, 55 L de capacidade do coletor e pesos de 31 kg e 34 kg, respectivamente.
Já os motores estacionários são a força motriz de muitas tarefas, utilizados para acionar bombas, moinhos ou serras, oferecendo versatilidade e uma gama de atividades na propriedade. Os motores estacionários da STIHL são estratégicos para agricultores, empreiteiros, pescadores, podendo ser utilizados na geração de energia, movimentação de barcos, pulverização, fabricação de farinha e, ainda, na construção civil. Os modelos operam em condições climáticas adversas sem qualquer perda de desempenho, em razão da robustez e da tecnologia. Os motores 4 tempos são a gasolina e possuem tanque de combustível de 3,6 e 4 litros. O EHC 605 S possui potência nominal de 6 hp e 212 cm³ de cilindrada. Já o EHC 705 S conta com 7 hp e 252 cm³.
São três modelos de geradores, com três classes de potência: o GR 40, com 2,5 kW; o GR 60, com 5,5 kW; e o GR 80, com 8,0 kW. Os equipamentos possibilitam uma fonte de energia para regiões com pouco ou nenhum acesso à rede elétrica ou então uma alternativa em caso de suspensão do abastecimento de energia elétrica, permitindo realização de trabalhos em áreas agrícolas ou até mesmo como fonte móvel. Seja para ligar um sistema de irrigação no meio da lavoura, fornecer energia para equipamentos de ordenha ou manter o conforto em acampamentos de colheita, a linha de geradores STIHL é a resposta para a necessidade de autonomia energética. Os geradores possuem excelente durabilidade e vida útil, além de terem peças compatíveis com outros produtos STIHL, como motobombas, motores estacionários e motocultivadores.
Ideais para o preparo do solo em propriedades, os motocultivadores facilitam o cultivo de diversas culturas, tornando a terra mais produtiva e o trabalho mais leve. Os modelos MH 610 e 710, essencialmente, permitem que os produtores rurais preparem diferentes tipos de solo de forma fácil, versátil e ergonômica. Os modelos possuem motores STIHL EHC, com filtro de ar com foco, principalmente, para áreas de muita poeira. Além disso, para oferecer uma prática ergonômica e confortável ao usuário, a barra de condução é ajustável, lateralmente e verticalmente, e os pneus, de 6" no modelo MH 610 e 8" no MH 710, facilitam o deslocamento entre as áreas.
A largura máxima de trabalho pode alcançar até 100 cm, gerando um maior resultado com menor tempo. Outro ponto para aumentar a produtividade é a luz de led, no modelo MH 710, que atua como farol e permite trabalhos noturnos.
As motobombas são indispensáveis para o manejo da água e com o equipamento, o produtor pode irrigar plantações, drenar áreas alagadas ou transferir água de reservatórios para o gado, garantindo recurso hídrico em qualquer situação. A solução acaba sendo importante em momentos críticos com a estiagem, que nos últimos anos impactou muito o Rio Grande do Sul.
A motobomba STIHL WP 300, que possui entrada e saída de 2 polegadas, e a WP 600, que possui entrada e saída de 3 polegadas, são destinadas para médio e alto volumes de bombeamentos. Ambas possuem potência máxima de 4,4 kW e 212 cilindradas. O modelo de entrada possui uma vazão máxima de água de 37 m³/h, vazão máxima de saída de água de 616 l/min, enquanto o intermediário apresenta 63 m³/h e 1.050 l/min, respectivamente. Já a WP 900 é a de maior potência e oferece 5,2 kW e uma entrada e saída de 4 polegadas.
Desta forma, é possível alcançar a vazão máxima de 94 m³/h e a vazão máxima de saída de água de 1.567 l/min. As alturas máximas de sucção são entre 6,5 e 7 metros, podendo bombear água a alturas que variam entre 31 e 34 metros dependendo do modelo. Os motores dos três lançamentos são de 4 tempos a gasolina.









