top of page
consórcio 980x250.jpg

Eucir de Souza participa do Festival de Berlim como protagonista de Fogaréu

Por Silvio Reis


Eucir em um dos cenários de Fogaréu. (Foto: Divulgação)

O ator Eucir de Souza vai participar da 72ª edição do Festival de Berlim, que acontece entre 10 e 20 fevereiro na capital alemã. Ele é um dos protagonistas de “Fogaréu”, o primeiro filme de ficção da diretora goiana Flávia Neves.


O longa foi selecionado para a mostra Panorama do Berlinale. 
Nesse período em que o ator guaxupeano estiver fora do Brasil, será divulgado no canal do Tramas & Dramas, no YouTube, uma live com Eucir em 13 de fevereiro, para divulgar um projeto cultural em Guaxupé.


Por meio do cinema, televisão, teatro e plataformas de streaming, o ator divulga sua terra natal dentro e fora do país. 
“Fogaréu” é uma produção franco-brasileira assinada pela Bananeira Filmes.


Continua após a publicidade


A diretora Flávia Neves pesquisou histórias na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, que foram recorrentes por cerca de 100 anos. “É um tipo de relação social com pessoas neurodiversas denominadas de ´bobas`, oriundas de regiões vizinhas ou das próprias famílias do lugar, que eram adotadas e criadas para prestar serviços domésticos.


Hoje em dia encontramos ainda reminiscências desse passado”, disse a cineasta em entrevista. 
A trama é estruturada a partir da personagem Fernanda (Bárbara Colen) que volta para a casa do seu abastado tio (Eucir de Souza) e descobre essa herança serviçal em suas origens familiares. Em contraste com um passado colonial ainda vigente, o filme explora a atual modernidade do agronegócio em Goiás.


Guaxupé mundo afora


A moção de aplausos concedida a Eucir de Souza, pela Câmara de vereadores de Guaxupé, em dezembro último, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo artista em quase 25 anos de profissão. 



Entre os mais de 50 filmes em que Eucir atuou, o longa “Hoje eu quero voltar sozinho” foi a indicação brasileira para o Oscar de 2015, na categoria de melhor filme estrangeiro. 
Além de novelas, minisséries e seriados produzidos para a televisão brasileira, Eucir foi contratado pelo canal norte-americano de televisão HBO, em 2012, para uma série no streaming. Em 2021, estreou uma minissérie no canal Star+, da Disney, e se fortaleceu como diretor de teatro. Agora, ele idealiza Guaxupé para a sua primeira direção cinematográfica.


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page