top of page
consórcio 980x250.jpg

Câmara de Guaxupé tem 7 vereadores reeleitos para próxima gestão

Nas eleições de 2020, especificamente no caso de eleições proporcionais, são eleitos tantos candidatos quanto o Quociente Partidário (QP) indicar, desde que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% do Quociente Eleitoral (QE). As regras estão previstas na Resolução TSE nº 23.611/2019, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2020.


O QE é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos apurados pelo número de vagas a preencher no município, desprezando-se a fração, se igual ou inferior a 0,5, ou arredondando-a para 1, se superior. A partir desse ponto, analisa-se o QP, que resulta da divisão do número de votos válidos obtidos por partido pelo QE, desprezada a fração. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras obtidas pelo partido.


Se nem todas as vagas forem ocupadas com as regras acima, serão distribuídas entre todos os partidos que disputam o pleito, independentemente de terem ou não atingido o QE, mediante a observância do cálculo de médias.


A média de cada partido é determinada pela quantidade de votos válidos a ela atribuída dividida pelo respectivo QP, acrescido de 1. À agremiação que apresentar a maior média cabe uma das vagas a preencher, desde que tenha candidato que cumpra a exigência de votação nominal mínima.


Quando não houver mais partidos com candidatos que atendam à exigência de votação nominal mínima, as cadeiras deverão ser distribuídas aos partidos que apresentem as maiores médias.


Isso se aplica na eleição para vereadores. Nem sempre aquele que é mais bem votado ocupa uma cadeira na Câmara Municipal, mas sim,os partidos que atingem o QE.


Em Guaxupé, das 13 vagas, 7 continuarão a ser ocupadas pelos atuais vereadores que obtiveram êxito nas urnas e foram reeleitos. São eles: João Fernando (PSDB), Danilo (PP), Wilson Tomate (PP), Maria José Cyrino (PSB), Ari Cardoso (PTC), Léo Moraes (PSDB) e Zettinho (Avante).


As demais cadeiras serão ocupadas por Paulo Rogério (PSC), Marcelo Vigilância (PODEMOS), Ademir do Açougue (PODEMOS), Marquinho Calçados (PSC), Didinho Smargiasse (PL) e Gustavo Vinícius (SOLIDARIEDADE).



Veja abaixo a votação final.


João Fernando (PSDB) 692 votos

Danilo (PP) 627 votos

Wilson Tomate (PP) 576 votos

Paulo Rogério (PSC) 575 votos

Maria José Cyrino (PSB) 574 votos

Marcelo Vigilância (PODE) 447 votos

Ari Mecanico (PTC) 394 votos

Leo Moraes (PSDB) 382 votos

Ademir do Açougue (PODE) 373 votos

Marquinho Calçados (PSC) 303 votos

Didinho Smargiassi (PL) 291 votos

Gustavo Vinícius (SOLIDARIEDADE) 269 votos

Zettinho (AVANTE) 223 votos

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page