top of page
consórcio 980x250.jpg

Cooxupé anunciará melhor café especial da safra 2023 de seus cooperados no Especialíssimo

Programa que revela quais são os 50 melhores lotes da atual safra cafeeira apresentará resultado no dia 3 de novembro


O mercado de café está de olho para conhecer quais são e de onde vêm os 50 melhores lotes de cafés especiais, produzidos pelos cooperados da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé e colhidos nesta safra atual. O anúncio à comunidade cafeeira acontecerá por meio do Especialíssimo, no dia 03 de novembro, em Guaxupé, sul de Minas Gerais.

O Especialíssimo é o programa de cafés especiais da Cooxupé e da SMC Specialty Coffes que, desde 2019, premia 50 lotes selecionados e apresenta, aos clientes da cooperativa e da SMC, os cafés que se destacaram pela qualidade especial e, assim, obtiveram pontuação acima de 83 pontos na avaliação física e sensorial do grão.

Os lotes premiados são rapidamente absorvidos pelo mercado, por compradores de países como Brasil, Japão, Inglaterra, USA, Irlanda, Itália, Grécia, Austrália e Coreia do Sul.

“A cada ano, nossos cooperados têm se empenhado ao máximo para conseguir produzir um café especial de exímia qualidade. O Programa Especialíssimo, desde então, tem apresentado ao mercado de onde vêm esses lotes sempre com procedência e sustentabilidade garantidas”, afirma o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho.

Isso porque, um dos requisitos estabelecidos pelo Especialíssimo é que os lotes selecionados devem atender, no mínimo, o nível 1 de sustentabilidade do ‘Gerações’, o protocolo próprio de sustentabilidade da Cooxupé, já implantado junto às famílias cooperadas desde o ano passado.

“Importante destacar que o Especialíssimo não é um concurso, mas sim um programa de qualidade em que os lotes de cafés especiais são selecionados e avaliados por um time de 12 Q-graders, profissionais licenciados que possuem vasto conhecimento em classificação e degustação de cafés. O primeiro deles é o head judge, o juiz de todo o processo, Flávio Borém, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pesquisador especialista em cafés especiais”, explica Bachião Filho.

A premiação total do Programa Especialíssimo 2023 é de R$ 330 mil. A família cooperada que tiver o seu lote escolhido em primeiro lugar será premiada com R$ 50 mil.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page