top of page
consórcio 980x250.jpg

Conheça mais sobre o tártaro dental

DRA. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA



Sabe aquela ‘massinha” branca que fica aderida ao “pé do dente”? Você escova, passa fio dental, tenta remover, mas ela não sai? Ela pode ser chamada de cálculo dental, também conhecida como tártaro. O tártaro nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana que se mineraliza ficando firme de modo que sua remoção, na maioria das vezes, só consegue ser feita no dentista.


O processo de formação do tártaro é lento, costuma estar atrelado a composição salivar e a frequência de higienização. A região cervical, do “pé do dente” costuma ser o local em que se tem acúmulo de restos de alimentos, tendo em sua maioria mais formação de placa e quando essa região fica próxima a saída de uma glândula salivar, a mineralização da placa é quase certa. Com o acúmulo de minerais da saliva na placa bacteriana aderida ao dente, essa começa a ficar endurecida e consequentemente mais difícil de ser removida.


Além do incômodo ao passar a língua no dente e sentir a saliência e asperidade do cálculo salivar, ele pode ser muito prejudicial à saúde bucal no geral, uma vez que está intimamente ligado a problemas como gengivite e periodontite. O que acontece é que o tártaro provoca uma inflamação na gengiva adjacente ao dente. Em decorrência do processo inflamatório há sangramento gengival e com o passar do tempo o processo pode evoluir e gerar perda óssea. Neste estágio já se tem instalado um processo de periodontite, que exige tratamento específico e acompanhamento adequado para que a perda de osso ao redor do dente não leve a perda de dentes.


Para evitar maiores problemas causados pelo cálculo dental o ideal é que se faça sua remoção no consultório do dentista. No consultório o dentista pode usar instrumentos específicos que removem a placa mineralizada de forma rápida e eficaz, mantendo a saúde bucal. Visitas periódicas ao dentista previnem seu aparecimento e, consequentemente, mantém a boca livre de doenças.


A autora é cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.

Contato: Clinimplant Odontologia | Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Telefone: (35) 3551-1126 - Guaxupé – MG


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page