top of page
consórcio 980x250.jpg

CHEGOU A HORA




Guaxupé tem uma das eleições mais disputadas de sua história. Sao 5 candidatos à Prefeito e mais de 250 para vereador.


Com todas as pesquisas de intenção de votos liminarmente suspensas pela Justiça Eleitoral, o eleitor vai às urnas neste domingo sem qualquer informação de dados estatísticos.


PERFIL DO ELEITORADO


O futuro político de Guaxupé será decido por 38.248 eleitores que estão aptos pela Justiça Eleitoral a votarem nas eleições do próximo dia 15 de novembro - em 2016, eram 38.355.

Destes, a maioria é formada por mulheres - 51,8%. Os homens totalizam 51,8% do eleitorado municipal.


A maior parte está entre a faixa etária compreendida entre os 25-44 anos - cerca de 39% do eleitorado. Mais de 29% não possui ensino fundamental completo e 22,1% tem o ensino médio incompleto. Cerca de 9% dos eleitores possui nível superior completo e 3,8% se declararam analfabetos.


Outro fato é que a maioria - 57,9% - é composta por solteiros e 35,5% são casados.

Apenas 11.309 eleitores fizeram o cadastramento biométrico, porém, por conta da pandemia do covid-19, não haverá identificação biométrica do eleitor nas Eleições 2020.


Nas eleições de 2016, 19,54% dos 38.355 eleitores deixaram de votar - mais de 7,4 mil pessoas. Em 2012, foram 17,34% ausentes, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral.


OS CANDIDATOS (Por ordem alfabética)

O Movimento Democrático Brasileiro - MDB, registrou a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado estadual Antonio Felipe Zeitune. Como vice está Marco Antônio Araújo, o Barretinho, que já concorreu à prefeitura nas últimas eleições municipais. Eles compõem a coligação “Crescimento e Desenvolvimento Econômico”. O médico Éverton de Lima Oliveira foi o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores - PT. Ele é guaxupeano e formou-se em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como vice, o PT confirmou o nome de Dilma Santana Honório. Já o PSDB registrou a candidatura do médico, ex-prefeito e atual vice-prefeito Heber Hamilton Quintella. Como candidato a vice, o partido confirmou o nome de Rodrigo Borges (DEM), que é farmacêutico, ex-vereador e ex-secretário de educação do município. Eles concorrem pela coligação ”Gente que ama Guaxupé”. O advogado e atual vereador Jorge Batista Bento da Paz, o Jorginho, é o candidato pelo Solidariedade. O nome escolhido para compor como candidata à vice é o da professora e vice-diretora do Ginásio Estadual, Elisângela Cristina Vieira. A coligação é “Guaxupé de Cara Nova”. A médica e vereadora Salma Gallate confirmou sua candidatura pelo PDT. Atual diretora técnica da Santa Casa de Guaxupé, a médica já foi candidata a deputada estadual no último pleito eleitoral. Renata Rocha Bonfim foi a escolhida como candidata a vice.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page