top of page
consórcio 980x250.jpg

Ativista e artista Andrea Ramos fala sobre representatividade, racismo e identidade com adolescentes



Projeto “Respeite Tod@s”, promovido pela Icekiss e Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC), traz a discussão dos temas na terça-feira, dia 18, no auditório físico do instituto e também no Metaverso


O Brasil ainda possui elevados níveis de discriminação racial. E, neste contexto, ser uma mulher negra acrescenta uma dose extra às barreiras e dificuldades impostas pela sociedade, em que o racismo não somente ainda existe como traz desigualdades socioeconômicas.


No mercado de trabalho, por exemplo, só metade das mulheres negras consegue uma vaga e, mesmo assim, com salários baixos e em condições ruins. Entre janeiro e março deste ano, das quase 49 milhões de mulheres negras do Brasil em idade para trabalhar, apenas metade estava inserida no mercado de trabalho (51,2%), é o que mostra uma pesquisa da FGV, com base em dados do IBGE.


A discussão de temas raciais é urgente, assim como a luta por igualdade, respeito, representatividade e combate a qualquer tipo de discriminação.


“Crianças, adolescentes e adultos precisam entender que somos diferentes. E é importante falar para ter conhecimento, referência e ter a autoestima elevada. Para as crianças negras, que vivem em uma sociedade muito racista e machista, é fundamental falar de diversidade e identidade, para que haja o respeito mútuo entre todas as raças e que cause um impacto positivo em todas elas”, afirma a ativista, palestrante e mulher preta Andrea Ramos, da Negafulô - marca que, desde 1998, produz bonecas pretas artesanais.


Por meio do projeto “Respeite Tod@s” – promovido pela Icekiss e pelo Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC) –, Andrea trará o debate sobre diversidade, identidade e representatividade aos alunos e professores do ICEC, na cidade de Arceburgo, sul de Minas Gerais no dia 18 de outubro, às 9h. Mas, que também contará com disponibilidade de acesso por meio do auditório do instituto no Metaverso, por meio do link https://dashboard.deskmy.com/meet/a7814d404f7f7c0c074801c2c67d376f.


“A Negafulô faz parte da minha história, trajetória de crescimento como mulher negra, que não teve referências positivas da negritude. Então, hoje, é uma honra ver a alegria e identidade em cada pessoa que recebe as minhas bonecas pretas”, frisa a ativista.


Autoestima

De acordo com ela, o foco do debate será tratar sobre autoestima, de poder ser o que se quer ser, em qualquer área. “Falar de engajamento, arte, identidade, representatividade. Vamos falar de verdade, de amor e de Negafulô”, afirma Andrea, que se diz muito ansiosa e feliz com a parceria com o ICEC.

“Será uma honra poder encontrar e falar com os adolescentes sobre diversidade, o colorido; os avanços no nosso universo preto em questão dos livros com protagonistas negros; a mídia, com mais atores e repórteres negros; os programas para jovens negros; sobre as cotas; bem como das mídias sociais voltadas para esse público”, conclui.

Respeite Tod@s

A IceKiss, marca da Cory Alimentos, tem como uma das suas balizas conceituais a valorização das mulheres, de todas elas. Assim, juntamente com o Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC), criou o projeto “Respeite Tod@s”, que nasceu com o objetivo de difundir e conscientizar sobre o respeito à liberdade das pessoas – principalmente das meninas – de serem o que desejam, sem rótulos. O maior foco é a defesa de uma causa: o respeito às meninas. Assim, o projeto acredita e difunde força do empoderamento feminino.


Sobre o ICEC

Localizado junto à fábrica da Cory em Arceburgo-MG, o Instituto Cory de Educação e Cultura atende a mais de 180 alunos, estendendo o ensino a outras crianças da comunidade arceburguense. O ICEC leva bem-estar, tranquilidade e oportunidades de vida a todas essas pessoas, mostrando a importância da educação, por meio de um estilo interativista e que resgata valores, para a formação do cidadão.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page