top of page
consórcio 980x250.jpg

ARQUITETURA E DECORAÇÃO: dicas para sua Casa de Campo


Camila Ferreira, Arquiteta

Quando se fala em casa de campo, logo vem à mente o estilo rústico de decoração. Esse estilo valoriza as peças de madeira, azulejos, vime, tijolinhos aparentes e outros materiais feitos com matéria-prima natural. Mas utilizando esses elementos também é possível decorar a casa de campo em estilo campestre, escandinavo, minimalista, mediterrânico, colonial ou contemporâneo com detalhes modernos.


A verdade é que não há regras quando a ideia principal é garantir muito conforto, segurança e funcionalidade ao projeto. Além do mais, tudo o que uma casa de campo precisa ter, em primeiro lugar, é a capacidade de expressar a personalidade e o gosto dos seus residentes.


-As casas de campo são geralmente utilizadas para passar os dias de descanso em família. Então, uma área de festas com churrasqueira é indispensável, principalmente para famílias grandes. Se você quer uma área em estilo rústico, a churrasqueira de tijolos e a estrutura de madeira não podem faltar.

- A piscina, é claro, não entra na lista de necessidades, pois é um item que demanda um alto investimento. Mas vale a pena pensar se você e sua família vão mesmo aproveitar essa regalia e se a compra valeria a pena. É possível também fazer uma piscina natural, mais econômica e que tem tudo a ver com o visual campestre.


- Outra característica comum das casas de campo rústicas é ter uma varanda bem espaçosa para sentar e ficar apreciando a natureza ao entorno. Se for possível incluir uma varanda no eu projeto, ideias não faltam para decorá-la com beleza, conforto e praticidade, incluindo soluções de mobília para áreas externas.


- As casas de campo costumam estar preparadas para receber uma maior quantidade de pessoas, então não se esqueça de projetar uma cozinha espaçosa, pois essa é uma área de convivência muito importante na casa. Para harmonizar com a atmosfera campestre, inclua muito verde no projeto de interiores, inclusive criando uma horta de temperinhos interna prática, para que você não precise sair nos dias chuvosos.


- Você resolve construir uma casa de campo para se sentir mais perto na natureza, correto? Logo, faz todo sentido criar uma integração com o entorno aproveitando ao máximo a iluminação e ventilação naturais, bem como a vista maravilhosa do verde. Aposte em um pé-direito alto e em janelões de vidro para ter tudo isso em apenas um projeto. Estas ideias são geralmente aplicadas a casas de estilo contemporâneo, mas converse com seu arquiteto sobre as melhores formas de adaptá-las à estética da sua casa de campo.

- Depois que a sua casa estiver erguida e pronta na parte interna, você logo vai perceber que o paisagismo também faz parte da lista de tudo que uma casa de campo precisa ter. Não é porque a casa já fica em meio à natureza que o entorno não precisa ser bem pensado. Conte com um bom arquiteto paisagista para criar um jardim florido, preservar as grandes árvores de sombra, e talvez até criar um pequeno lago e ambientes de estar para usufruir por completo do seu refúgio particular.





wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page