
A Prefeitura de Guaxupé comunicou, no início da noite desta quinta-feira, que a Secretaria Municipal de Saúde questionou a Superintendência Regional de Saúde sobre demora na divulgação dos resultados dos testes dos primeiros pacientes da cidade que foram enviados para análise.
A Superintendência, localizada em Alfenas/MG, informou que os atrasos na entrega dos resultados ocorrerão devido a grande demanda de amostras encaminhadas por muitas cidades em Minas Gerais.
A Fundação Ezequiel Dias, até esta data, é a única no Estado autorizada a realizar o procedimento e dar o resultado da análise laboratorial.
Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI
Em Guaxupé, até o momento, foram notificados 12 casos suspeitos. O primeiro caso suspeito notificado no sábado (14) no município ainda não foi disponibilizado o resultado. Em um primeiro momento, a Secretaria de Estado de Saúde falava em 04 dias para a entrega das análises laboratoriais. Agora, com a alta demanda, estão sendo priorizados os casos graves em que os pacientes estão internados em UTI/CTI (Unidade de Terapia Intensiva / Centro de Terapia Intensiva).
Os números e resultados, positivos ou negativos, servem para fins estatísticos. Cabe ao Poder Público e população continuar cumprindo rigorosamente as medidas de prevenção, como, por exemplo, permanecer em casa sem contato físico com outras pessoas.
Veja a seguir a mensagem enviada pela Coordenadora de Vigilância em Saúde de Alfenas, órgão responsável por receber os materiais enviados por Guaxupé e assim, encaminhar para Belo Horizonte para a análise:
“Prezada Gestora, boa tarde
Conforme FUNED-Fundação Ezequiel Dias, onde estão sendo realizados os exames para detecção do Coronavírus, poderá ocorrer atrasos na entrega dos resultados devido a grande demanda de amostras.
Informou também, que são priorizados os casos graves, com internação em UTI/CTI.
Ressalto, que o resultado do exame é um dado epidemiológico e que deve ser priorizado a assistência ao paciente.
À disposição
Att
Silnes Helena Diogo Marçal
Coordenadora Vigilância em Saúde de Alfenas
Superintendência Regional de Saúde de Alfenas”
A nota enviada pela Assessoria de Comunicação enfatiza ainda que a Prefeitura manterá em seu portal oficial e redes sociais, além de repassar à imprensa, Boletins Diários com os casos suspeitos, confirmados ou negativos.
Коментарі