top of page
consórcio 980x250.jpg
Da Redação

Zema discute com prefeitos medidas de enfrentamento e ações para retomada da economia


O governador Romeu Zema iniciou nesta segunda-feira (18/5) uma série de reuniões, por videoconferência, com prefeitos de diversas regiões de Minas, para discutir as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no estado e medidas adotadas para retomada gradual e segura da economia. Na primeira reunião, Zema conversou com prefeitos do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Sul, Jequitinhonha e Noroeste.

Zema apresentou as principais ações adotadas por sua gestão para enfrentamento da crise da covid-19 que permitiram que o estado se preparasse e conseguisse alcançar resultados expressivos no combate à pandemia. Minas Gerais é o segundo estado do país com a menor incidência de óbitos por 100 mil habitantes.



“Minas tem sido um estado exemplar na condução do enfrentamento à pandemia, e esperamos que esta situação perdure. Estamos lidando com um inimigo que é traiçoeiro e imprevisível. Porém, até o momento, parece que os mineiros estão conseguindo conduzir bem esta guerra. Nossos números de casos têm crescido, mas dentro de uma situação que permite o nosso sistema de Saúde continuar atendendo. Temos, hoje, um colchão de segurança. Apenas 7% dos nossos leitos estão ocupados com suspeitos ou portadores da covid- 19, e isso nos dá essa segurança tão necessária”, afirmou o governador.

Segundo Zema, a suspensão das aulas e o início antecipado do isolamento permitiram que Minas alcançasse este resultado, além das características populacionais do estado. Ele também agradeceu e parabenizou o empenho dos prefeitos na condução das ações em seus municípios. “As ações de isolamento permitiram que tivéssemos o resultado necessário. Quanto mais conseguirmos retardar a propagação do vírus, melhor. Estas medidas significaram tempo e nós conseguimos nos estruturar caso o pior cenário venha a se realizar”, reforçou.

Romeu Zema ainda detalhou aos prefeitos algumas das ações que vão beneficiar diretamente os municípios, como a reativação de 368 leitos – sendo 90% deles no interior -, a compra de 1.047 novos respiradores, o trabalho de recuperação de respiradores que estavam estragados em todo o estado e a compra de Equipamentos de Proteção Individual para repasse às prefeituras a preço de custo.

Reativação da economia

Durante a reunião, os prefeitos relataram que a situação em seus municípios está sob controle e que o trabalho de combate à pandemia segue firme e sério, mas ressaltaram a necessidade de medidas para a reativação da economia. Zema frisou a importância do programa Minas Consciente, que prevê a retomada gradual e segura das atividades econômicas.

“Os protocolos do Minas Consciente permitem a reativação gradual e segura da economia. Temos recebido críticas, da mesma maneira que vocês prefeitos, mas temos que fazer aquilo que está ao nosso alcance e dentro da nossa realidade, sempre colocando a vida em primeiro lugar. Hora nenhuma eu, como governador, quis colocar uma diretriz única para todo o estado porque eu sei que cada prefeito tem uma situação distinta, e talvez aí esteja um motivo de Minas estar indo bem. Vale lembrar que o Ministério Público também participou da construção do Minas Consciente. Estamos, até o momento, de parabéns, porque independentemente de região, de cidade, nós temos conseguido conduzir de forma bastante adequada, se comparado a outros estados”, finalizou o governador.

Diálogo e participação

O secretário de Governo, Igor Eto, que também participou da reunião com os prefeitos, ressaltou a importância da videoconferência para o aperfeiçoamento do trabalho em prol de toda a população mineira.

“Todo o esforço do Governo de Minas Gerais vem sendo no sentido de dar ferramentas para que os prefeitos tomem as suas decisões da melhor forma possível. Esta agenda é para discutir e ouvir de vocês o que está se passando na ponta, para que o governo possa se ajustar e adaptar as realidades para que todos nós, estado e municípios, possamos chegar ao final desta pandemia com sucesso. O sucesso de Minas Gerais na condução dos trabalhos não é fruto somente do governador Romeu Zema, mas do esforço individual de cada prefeito em seu município. A relação com os prefeitos vem dando certo, prova disso são os resultados”, afirmou o secretário de Governo.

Os prefeitos apresentaram a situação de seus municípios e as principais demandas, como o auxílio no credenciamento de leitos junto ao governo federal, a estruturação do sistema de Saúde e o trabalho de reativação da economia.

“Nós já fizemos, logo no início, um decreto aderindo ao Minas Consciente. Estamos acompanhando todas as fases e hoje estamos na onda branca (reativação de serviços de baixo risco)”, afirmou o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, afirmou que, em seu município, as atividades estão sendo retomadas. “Temos que parabenizar pela forma tranquila e serena com que o governador vem conduzindo a questão da pandemia do coronavírus. Aqui em Pouso Alegre nós temos tentado nos espelhar no senhor para tocar a vida. Temos uma preocupação muito grande com o que vem pela frente, depois da pandemia”, ponderou.

Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, ressaltou o trabalho bem feito no estado e repassou algumas demandas para a área da Saúde. “Minas está em uma situação tranquila, graças às medidas adotadas na hora certa”, disse.

Publicidade


Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page