UM MÁGICO QUE ENCANTA

JOSÉ CARLOS CIARALLO JÚNIOR, O GUAXUPEANO QUE SEMEIA SONHOS E SEU TRABALHO SOLIDÁRIO JUNTO ÀS CRIANÇAS NO PERÍODO DE QUARENTENA

Por: Rosângela Felippe, jornalista



Nascido na famosa Rua Dom Inácio, centro da cidade, José Carlos Ciarallo Júnior frequentou o Parque Infantil, Grupo Delfim Moreira, Ginásio (Escola Estadual Benedito Leite Ribeiro) e a FAFIG (curso de Letras).

Filho de José Carlos Ciarallo e Cecília Pícoli Ciarallo, tornou-se professor abraçando a carreira com empenho e grande competência didática. Entretanto, a vida lhe deu, também, o dom do entretenimento e a oportunidade de desenvolver a arte do ilusionismo. Assim, tornou-se o mágico amado de Guaxupé, não somente pela destreza de suas apresentações, mas também pelas obras solidárias em prol dos menos favorecidos.

Pai de Maria Clara Ferreira Ciarallo, José Carlos é casado com Marina Aparecida Ferreira Ciarallo que o apóia e o acompanha em sua jornada de semeador de ilusões, alegrias e divertimentos. Atualmente, ele se apresenta on-line proporcionando às crianças momentos de recreação e aprendizado nesta fase de isolamento social. Uma forma de colaborar para que os pequenos se sintam menos oprimidos dentro de casa. Assim, seu espetáculo vai até o público infantil, atraindo também adultos, com a mesma magia dos palcos em que expõe sua arte durante shows ao vivo.

Foi convidado a dar esta entrevista como reconhecimento pelo seu espírito humanitário, sua simpatia como cidadão e pela forma natural como se coloca diante das pessoas fazendo de suas mágicas um mundo de quimeras e de amor fraterno.


QUANDO E COMO O MÁGICO FOI DESCOBERTO PELO JOSÉ CARLOS?

Eu brinco de mágico desde criança. Sempre fui apaixonado por mistérios. Certo dia, há 10 anos, eu resolvi me apresentar como mágico no aniversário de minha filha, Maria Clara. Na semana seguinte, os convites para me apresentar em festas começaram a acontecer e eu me decidi a me profissionalizar.



QUAL O ELO ENTRE O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O ILUSIONISTA?

Eu sou realizado nas duas profissões. Levei a magia para sala de aula quando notei que as crianças, jovens e adolescentes estavam tão preocupadas com mídias tecnológicas que deixavam a imaginação de lado. A magia aguça a curiosidade, a criatividade e a imaginação.


FALE SOBRE OS EFEITOS QUE VOCÊ OBSERVA NAS PESSOAS QUANDO APRESENTA SEUS NÚMEROS DE MÁGICA.

As crianças adoram, pois elas já acreditam na magia. Mas nos adultos é curioso porque eles não sentem vergonha de assistir, chegar perto, ver como é, perguntar, rir como crianças. Com a mágica deixamos renascer a criança interior. Inicialmente, o meu público era formado apenas por crianças, mas agora também por jovens adultos e profissionais de diversas áreas.


A ARTE DO ILUSIONISMO COMO PROFISSÃO É PROMISSORA EM NOSSO PAÍS?

Como toda arte, viver somente dela não é tão fácil, mas a mágica está em alta no momento.


COM ESSE TRABALHO, VOCÊ SE SENTE UM CRIADOR DE ILUSÕES OU APENAS UM TRABALHADOR CUMPRINDO UM DEVER PROFISSIONAL?

Prefiro pensar que eu sou um criador de ilusões, um semeador de sonhos. Alguém que acredita que tudo é possível de ser realizado se quisermos realmente.


O ILUSIONISMO É UMA ARTE QUE NÃO SE APRENDE DO DIA PARA A NOITE. O QUE É NECESSÁRIO PARA SE FORMAR UM MÁGICO BEM TREINADO E BEM CONVINCENTE DE SUAS MÁGICAS:

Como tudo na vida, o segredo é amar o que se faz e estudar bastante. Cada efeito deve ser estudado cuidadosamente. Normalmente, cada movimento deve ser repetido no mínimo cem vezes para parecer natural. Isso tudo sem falar em aparelhos, técnicas e discurso (a parte teatral). As apresentações de grandes ilusões, como nas apresentadas no Natal de Luz de Guaxupé, levam em média seis meses da criação do conceito, cenografia, marcação e ensaio.


EM QUAIS OCASIÕES VOCÊ SE APRESENTA COM SEUS TRUQUES DE MÁGICA?

Eu faço apresentações com shows específicos para: aniversários infantis e adultos, casamentos, 15 anos, empresas, escolas, eventos culturais, eventos corporativos e também faço palestras motivacionais com mágicas para escolas e empresas: A Mágica da Educação e A Mágica da Motivação. Também realizo shows de gala para teatros, com grandes ilusões.


VOCÊ TORNOU-SE CONHECIDO, TAMBÉM, POR SUAS APRESENTAÇÕES EM PROL DE PESSOAS CARENTES, SOBRETUDO CRIANÇAS. FALE UM POUCO SOBRE ESSE SEU LADO ALTRUÍSTA.

Quando sou chamado para apresentações em asilos, lares de crianças, clínicas de tratamento e grupos religiosos, sempre que posso, adoro participar e levar um pouco de magia às pessoas que necessitam, Um dia ajudamos, em outro somos ajudados e isso é viver em comunidade, em sociedade.


GUAXUPÉ TEM SIDO UM BOM PALCO PARA A APRESENTAÇÃO DE SUAS MÁGICAS?

Em todas as apresentações que fiz em Guaxupé: aniversários, praça, teatro, escolas e empresas, fui muito bem recebido e acolhido calorosamente. Mas já me apresentei mais em outras cidades do que aqui (Passos, Areado, Varginha, Alterosa, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Muzambinho, Brasópolis, Cachoeira de Minas, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Três Corações, Paraguaçu, Rio das Pedras, São Paulo, entre outras).


QUAL É O EFEITO DE MÁGICA QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE APRESENTAR AO PÚBLICO?

Gosto muito de um efeito que é vinculado a uma história e a uma mensagem de otimismo e motivação. Ele se chama "Neve Chinesa". Em resumo, a Neve Chinesa é a história de um garoto que tinha vontade de conhecer a neve, mas não tinha condições para isso. Os amigos da escola, sabendo de seu sonho, ensinam-no a fazer neve de papel picado, mas ele não gosta do efeito e começa a chorar. Sua mãe chama-o e diz que se ele acreditar de verdade, tudo pode ser feito, até neve. Nesse momento o mágico faz nevar sobre o público. Com a mensagem: Tudo podemos se, realmente, acreditarmos.


VOCÊ OBSERVA SE HÁ UMA PREFERÊNCIA POR SEUS NÚMEROS DE FORMA DIFERENTE ENTRE O PÚBLICO ADULTO E O INFANTIL, OU TODAS AS APRESENTAÇÕES AGRADAM A TODOS DE MODO INDISCRIMINADO?

Normalmente, as apresentações agradam a todas as idades. Porém, temos apresentações específicas para cada idade e situações diferentes.


NESTES TEMPOS DE QUARENTENA, DEVIDO AO SURGIMENTO DO CORONAVÍRUS, VOCÊ TEM REALIZADO NÚMEROS ON-LINE E FEITO MUITAS FAMÍLIAS SE ENCANTAREM COM O SEU TRABALHO. COMO SURGIU A IDEIA DAS LIVES E QUAL A COMPENSAÇÃO EM TERMOS DE REALIZAÇÃO COMO MÁGICO VOCÊ TEM ALCANÇADO?

Apesar de estar dando aulas on-line (pois, como disse, também sou professor), não consigo ficar parado muito tempo. Pensando nisso, e vendo o drama dos pais que não sabem mais o que fazer para entreter a criançada, pensei em fazer partes de meu show de aniversário pela internet. Acabou que caiu nas graças do público e está fazendo sucesso.


ALÉM DO ENTRETENIMENTO PROPORCIONADO PELAS LIVES, PRINCIPALMENTE ÀS CRIANÇAS, QUAL A MENSAGEM MAIS TOCANTE QUE VOCÊ TRANSMITE AO SEU PÚBLICO DURANTE ESSAS APRESENTAÇÕES ONLINE?

A apresentação não fica restrita a mágicas, na verdade tento apresentar um ‘programa’ no estilo que existia no início dos anos 80, entre as atrações da live há: aulinha de desenho, indicação de livros, brinquedos de sucata, curiosidades e, claro, muita mágica. A live é voltada para as crianças menores, mas muitos professores da educação infantil e ensino fundamental estão acompanhando e tirando ideias para aproveitarem em sala de aula (principalmente da aulinha de desenhos e dos brinquedos de sucata). Pensei nesta programação, pois noto que na TV e nas redes sociais há muita coisa para adolescente, jovens e adultos, mas quase nada para criança e principalmente algo que aguce a criatividade, imaginação e inventividade delas, e, é claro, em cada efeito de magia há uma mensagem de motivação e otimismo que já é a marca registrada de nosso trabalho.


ESSE TRABALHO ON-LINE REFLETE TUDO O QUE VOCÊ PRETENDE ALCANÇAR COM SUAS MENSAGENS? OU SEJA, VOCÊ ESTÁ CONSEGUINDO PROPORCIONAR UM POUCO MAIS DE PAZ E ALEGRIA AOS SEUS SEGUIDORES?

A aceitação está muito além do que o esperado. As crianças e seus familiares enviam mensagens que até emocionam, entre elas dos desenhos feitos pelos filhos. E também há muito colegas mágicos de todo o Brasil acompanhando e criando também suas lives. Acho que já estamos produzindo frutos (risos).


SE VOCÊ TIVESSE MESMO PODERES SOBRENATURAIS, E NÃO FOSSE APENAS UM ILUSIONISTA, O QUE MUDARIA NA HUMANIDADE?

Gostaria de fazer com que as pessoas fossem mais amáveis e gentis, corressem menos e notassem a grandeza das pequenas coisas. Voltassem a ter coração e olhos de criança. Notassem que "A vida é mágica, basta sabermos enxergá-la!".

Rosângela, por último, gostaria de lhe agradecer pela oportunidade que você está proporcionando a mim e a toda equipe Jkarllus. Quero agradecê-la, também, pelo carinho que você tem pela nossa cidade e pelos guaxupeanos. Parabéns pelo belíssimo trabalho, sou seu fã. Grande abraço a você, à Revista Mídia e a todos os leitores. Meu muito obrigado.


Live: https://www.facebook.com/jkarllus.magico

Canal do YouTube: JkarllusTV

Whatssap: (35) 98800-6631


Publicidade



Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG