Guaxupé tem 100% de sucesso no atendimento dos casos que testaram positivo para o Covid-19 na cidade. Os 3 casos registrados já tiveram alta hospitalar e são considerados recuperados pelos médicos.
Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI
Conforme a médica Salma Gallate, diretora técnica da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé, os pacientes somente receberam alta médica após estarem sem sintomas e sem queixas. "Estão recuperados mas recomendamos que o isolamento social seja mantido pelo menos por 24 dias após o início dos sintomas da doença", pondera a médica.
Vale ressaltar que existe uma cautela em falar em "recuperação" em vez de cura, como tem feito a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque há incertezas sobre o coronavírus, como por exemplo, seu potencial de transmissão após o desaparecimento de sintomas em uma pessoa já diagnosticada e até mesmo dúvidas sobre se uma nova infecção é possível -incógnitas sobre um vírus cujo potencial de afetar humanos é, afinal, novo.
Publicidade
Conforme explicou Salma Gallate, após deixarem o hospital, os pacientes não foram submetidos a novos exames para Covid-19. "Esses pacientes sempre terão RT-PCR positivo", esclarece.
O exame RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada.
Ela informou ainda que, no futuro, pode ser feita a chamada Sorologia. Diferentemente da RT-PCR, neste exame se verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. O exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira, dia 6, são 52 casos que testaram negativo para o Covid-19 na cidade e 4 pacientes internados no Hospital local que aguardam divulgação dos resultados dos exames.
Publicidade
Comments