top of page
consórcio 980x250.jpg

Sicredi inicia processo assemblear 2023 com Encontro de Coordenadores de Núcleo em Minas Gerais



A Sicredi das Culturas RS/MG deu início ao processo assemblear de 2023 em evento promovido nesta terça-feira, 14, em Guaxupé. O chamado Encontro de Coordenadores é um momento de avaliação dos resultados e de planejamento da cooperativa, seguindo o modelo de atuação que se destaca pela gestão compartilhada e colaborativa. Foram apresentadas ações realizadas em 2022, além da prestação de contas e a destinação dos resultados da cooperativa. Também estiveram na pauta assuntos como a eleição de coordenadores de Núcleo em novas agências e eleição do Conselho de Administração.


Durante o encontro foram entregues ainda os certificados aos coordenadores que participaram da formação “Cooperativismo em Ação”, que possibilitou aprendizado e conhecimentos sobre cooperativismo e o Sistema Sicredi, bem como, aprimoramento das competências de atuação dos coordenadores de núcleo enquanto representantes dos associados e associadas da cooperativa.


No encontro de coordenadores, o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione, reforçou o convite para as assembleias de núcleo, que em Minas Gerais acontecerão durante o mês de março, no formato híbrido. Vione explica que, “na prática isso quer dizer que nossos associados e associadas tem a comodidade de escolher se preferem participar do evento presencial ou do evento digital de sua agência.”


Para participar da assembleia presencial, os convites devem ser retirados pelos associados nas suas agências Sicredi. Nas assembleias digitais o associado poderá participar e realizar seu voto de forma on-line de onde estiver, escolhendo o horário mais adequado. Para acessar basta digitar no navegador de internet do computador, tablet ou celular o endereço: sicredi.com.br/assembleias.


Como funcionam as assembleias?

As assembleias são oportunidades para que os associados coloquem em prática o papel de donos, exercendo por meio do voto a sua participação nas definições pautadas para este ciclo assemblear. Em 2022, as assembleias da Sicredi das Culturas RS/MG tiveram a participação de 5.677 associados de maneira online.


“As assembleias são uma instância de deliberação fundamental do nosso modelo de gestão, na qual colocamos em prática os valores da democracia e da transparência, pilares centrais do cooperativismo. Com a participação dos nossos associados nas decisões da cooperativa, reforçamos nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera”, afirma o presidente da cooperativa.


Além da apresentação dos resultados, durante as assembleias, os associados terão a oportunidade de votar em pautas como a distribuição dos resultados financeiros da cooperativa. Em 2022, os associados da cooperativa receberam cerca de R$ 12,3 milhões em distribuição de resultados e destinaram também valores para iniciativas como educação financeira, fundo social, ações culturais, entre outros.


Resultados gerais

Nacionalmente, em 2022, foram realizadas pelas cooperativas que compõem o Sicredi mais de 670 assembleias nos formatos presencial, digital e híbrido. Participaram mais de 420 mil associados, o que representa um aumento de 40% em comparação a 2021, concretizando o modelo de negócio pautado na gestão democrática, um dos princípios do cooperativismo.


Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page