top of page
consórcio 980x250.jpg

Sicoob Agrocredi está entre as cooperativas com melhor gestão do Brasil

Cooperativa de Crédito sediada em Guaxupé foi premiada pelo Sistema OCB

A cada dois anos, o Sistema OCB reconhece em todo o Brasil as cooperativas que buscam o aumento da qualidade da gestão e governança implementando as melhores práticas de mercado por meio do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão.


A premiação é vinculada aos resultados do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), iniciativa promovida pelo Sescoop voltada para avaliação quanto ao desenvolvimento da gestão das cooperativas em todo o país.


As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão de acordo com o nível de maturidade, divido em três faixas – primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo a excelência –, compreendendo as categorias bronze, prata e ouro.


O Sistema OCB divulgou, em dezembro, as cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão - ciclo 2021. Considerando todas as maturidades do programa, o selo ouro foi entregue para 30 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 39 e o de bronze com 34.


Nesta edição, a premiação recebeu a inscrição de 310 cooperativas, número 14% superior ao de 2019. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Além disso, todas as etapas foram realizadas de forma virtual para garantir a saúde dos envolvidos e a segurança do processo em decorrência da pandemia da Covid-19.


Já a banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. São eles: Fabiana Durgant, do Ministério da Agricultura; Mateus Neves, da Universidade Federal de Viçosa; Paula Leitão, do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues; da Fundação Getúlio Vargas; e Samir Martins, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Das 103 cooperativas reconhecidas, 9 receberam o selo ouro no nível de maturidade rumo a excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em evento online e contou com as presenças de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país. Além disto a Ocemg realizou um evento presencial para as cooperativas reconhecidas em Minas Gerais.


Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista que busca, constantemente, se tornar cada vez mais forte e competitivo. “Mais que a premiação, o que o cooperativismo está alcançando é a participação em um programa de excelência que contribui para a melhoria da qualidade de processos e, também, de vida. É mais do que a simples geração de empregos ou renda. É levar prosperidade para as localidades onde cada cooperativa está presente. Os resultados são extraordinários e nos enche de orgulho”.


Uma novidade desta edição foi o Destaque Busca pela Excelência, destinado às cooperativas que não alcançaram pontuação para serem visitadas e consequentemente reconhecidas, mas que são engajadas no programa. O objetivo é valorizar a participação e o empenho em melhorar os processos de gestão, ou seja, que estão no caminho certo para alcançar o nível de excelência.


Entre as premiadas, destaque para a Cooperativa de Crédito Sicoob Agrocredi, de Guaxupé, que foi laureada na categoria Prata, conquista que a diretoria divide com cooperados e colaboradores.


“Receber a premiação é gratificante uma vez que demonstra o compromisso da cooperativa com as melhores práticas de gestão e governança. Sermos congratulados com esse reconhecimento reflete nosso compromisso com a cooperativa e cooperados”, destacou Diretor Administrativo, Walfrido Antonio Russo Junior.


Prêmio Melhores e Maiores


Nos dias 23 e 24 de novembro, aconteceu o anúncio do XXIII Prêmio Minas Desempenho Empresarial, uma iniciativa da publicação Mercado Comum. O Sicoob Agrocredi recebeu o prêmio Melhores e Maiores - Empresa Excelência de Minas Gerais 2020/2021, na categoria Finanças. Essa conquista reforça a seriedade, o comprometimento e a importância da nossa cooperativa em todo o estado de Minas Gerais.


História de Sucesso


Fundada em 1992, em Guaxupé, atualmente o Sicoob Agrocredi está presente em 25 municípios concentrados no Sudoeste de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo, totalizando 27 Postos de Atendimento e 1 Unidade Administrativa, atendendo mais de 60 mil associados e administrando mais de R$ 1 bilhão em ativos.


Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page