top of page
consórcio 980x250.jpg

SABOR DE MINAS: ELIANA LAMIM É ELEITA A "EMPRESÁRIA DO ANO" NO CENTENÁRIO DA ACIG

A inspiradora jornada de sucesso com Sabor de Minas desta Empreendedora eleita como "Empresária do Ano" na comemoração dos 100 anos da Acig

ELIANA: uma trajetória de sucesso (Fotos: Revista Mídia)

no coração do Sul de Minas, em Guaxupé, uma história inspiradora de determinação e paixão pela gastronomia tem florescido ao longo dos últimos 14 anos. Eliana de Freitas Lamim, ao lado de seu esposo Valter Alves dos Santos, o Valtinho, e do filho Matheus, é a mente brilhante por trás da Panificadora Sabor de Minas, que hoje é uma das mais modernas e bem administradas padarias e confeitarias da região. Conhecer a história dessa notável empresária é mergulhar em uma trajetória de amor, comprometimento, dedicação ao sucesso e temor a Deus, como ela mesma explica.


Ela tem 50 anos, é natural de Conceição Aparecida, mas viveu em Alterosa antes de se mudar para Guaxupé, onde sua história de empreendedorismo e sucesso começaria a se desenhar. Seu primeiro emprego a levou para a loja de materiais esportivos Bitoque, de propriedade de Abdala Tauil quando já demonstrava habilidades comerciais notáveis, sobretudo, na arte de bem vender.


Sua trajetória de crescimento profissional a levou à loja Trevinho, onde continuou aprimorando suas habilidades de vendas e a construir uma sólida base de conhecimento no mundo dos negócios. Foi na Padaria São Judas Tadeu, da família Reis, que a empresária encontrou sua verdadeira vocação: a arte da panificação. Foi lá que ela não apenas se apaixonou pela culinária, mas também conheceu seu esposo. O dia a dia naquela padaria a ensinou os segredos da produção de pães e doces, mas também, lhe proporcionou uma das maiores alegrias da vida: a chegada do seu primeiro e único filho, Matheus, em 1994. Após seu tempo na Padaria São Judas Tadeu, ela continuou a brilhar no mundo das vendas ao trabalhar na loja Privilegius e Galeria dos Presentes, onde conquistou o título de campeã de vendas por vários meses consecutivos.


“Eu tinha 17 anos quando me mudei para Guaxupé. Aprendi muito com todos os meus patrões, Abdala, D. Eunice, Miriam Reis, Wanderléia Sabbag e o seo Toninho, da Galeria, onde trabalhei por 9 anos”, recorda.


O salto para o

Empreendedorismo



A história de sucesso de Eliana não se limita apenas às suas habilidades profissionais, mas também, a sua coragem e determinação. Em uma decisão ousada em família, optou por abrir mão de sua única casa e da motocicleta e embarcar em uma jornada empreendedora que se consagraria, mais tarde, como vitoriosa. Assim, nasceu a Panificadora Sabor de Minas, um sonho que se tornou realidade.


A dedicação e o empenho da empreendedora não passaram despercebidos pela cidade. Ela foi eleita a “Empresária do Ano 2023” pela Associação Comércio e Indústria de Guaxupé - ACIG, uma honraria que coincide com o centenário da instituição. Eliana é, sem dúvida, um testemunho de que o sucesso é possível se alcançar quando se combina paixão, habilidades, dedicação e trabalho - aliás - muito trabalho.


Essa história é fonte de inspiração para todos. Desde os primeiros passos no mundo do comércio até se tornar uma empresária de destaque, ela demonstra o poder da determinação e do amor pelo que faz rumo a uma jornada de sucesso. É prova inconteste de que, quando se segue com paixão e se compromete com a excelência, os resultados vêm. A Panificadora Sabor de Minas é um símbolo de qualidade e amor à gastronomia.


UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO À FAMÍLIA E AO TRABALHO


Quando deixou de trabalhar na Galeria dos Presentes ela tomou a decisão de sonhar o sonho do esposo. “Uma semana depois eu abri a padaria Sabor de Minas. Como? Eu sei lá! Só sabia que tinha que sair da Galeria para abrir a empresa. Isso aconteceu em 2009. Lembro-me que foi em uma sexta-feira, dia 30. Isso nunca passou pela minha cabeça pois este sonho é do meu marido e eu o acompanhei. Ele falou em abrir uma padaria. O que eu fiz? Perguntei: você quer? Eu vou junto com você!”, disse.

Ela explica que naquela época, Valter trabalhava como padeiro na Panificadora Modelo, de propriedade de Maria Helena. Ele pediu demissão para que, juntamente com a esposa, buscassem a realização do sonho. “Eles passaram todas as dicas para gente, de vendedores, fornecedores e de tudo precisávamos para começar. Somos muito gratos a eles”.

Mas, conforme a empresária, a ajuda veio de outras pessoas também. “Muitos amigos nos ajudaram no começo, como o ’seo’ Toninho e os meus clientes da Galeria, que vieram todos comprar da gente quando inauguramos. Começamos eu, o Valtinho, uma vizinha minha, o Matheus e a minha irmã, a Adélia”, recorda. Atualmente, a empresa Sabor de Minas gera 70 empregos diretos e outras dezenas de indiretos.


A primeira padaria foi inaugurada na Avenida dos Inconfidentes, em um imóvel de propriedade de Silas Anchieta, que também foi um grande colaborador de Eliana e família. Anos depois, compraram o terreno na mesma avenida, onde hoje está a empresa. A fantástica fábrica de pães e doces abre as portas para o atendimento aos clientes às 5h30 e encerra às 20 horas, de segunda-feira à sábado. Domingo em até as 13 horas. Porém, a produção jamais para - trabalha 24 horas por dia. Valter cuida das compras, do estoque e dirige toda a linha de produção, inclusive, colocando - literalmente - a mão na massa. Dorme cerca de 4 horas por dia. Matheus é o encarregado pelo escritório e pelo Departamento de Recursos Humanos. Eliana está à frente do atendimento - olho no olho - com o cliente, gerencia tudo no balcão e faz a gestão administrativa da empresa.


O sucesso da Padaria Sabor de Minas é tão expressivo que a Avenida dos Inconfidentes, ou a Avenida da Sabor de Minas - como muitos atualmente a chamam - tornou-se aos poucos, uma via comercial.


“Para falar a verdade, quando a gente foi abrir a padaria, eu passava nessa avenida e pensava: não tem nenhum comércio aqui. Uma padaria aqui daria certo! Mas, independente do que você faça, se você fizer bem feito, vai para frente”.


Ela explica que o segmento de panificação é um dos mais complicados para se trabalhar pois a matéria prima é composta por produtos perecíveis. Porém, há diretrizes na empresa. “Temos objetivos claros: não faltar e não sobrar. E, quando há sobra, jamais irá para o lixo. Temos um gestão eficaz e solidária”, explica a empresária.


A produção da Sabor de Minas prima pela qualidade dos produtos e das matérias-primas. Tudo funciona rigorosamente organizado para atender a demanda diária. Cerca de 80% dos produtos comercializados na padaria são produzidos no mesmo dia. “Com 14 anos de empresa, a gente já sabe a rotatividade e nós aprendemos a gerenciar com eficiência toda a nossa linha de produção”.


TRABALHAR EM FAMÍLIA


A empresa familiar Sabor de Minas segue com solidez, transparência e credibilidade no mercado regional. Eliana diz que trabalhar em família dá certo e gera resultados positivos.


“Na nossa empresa cada um de tem sua função que deve ser exercida com responsabilidade para que a empresa cresça. Cada um tem que estar focado para dar tudo certo. Eu gosto é de ficar à frente do atendimento, no balcão, conversando com os meus clientes e vendendo. É trabalho, trabalho e trabalho. Não pode fazer corpo mole. Tem que trabalhar!”, diz a empresária em meio a sorrisos sinceros de quem faz um trabalho bem feito.


EMPRESÁRIA DO ANO E DO CENTENÁRIO DA ACIG


A Associação Comércio e Indústria de Guaxupé é uma das mais antigas e respeitadas instituições da região. Neste mês, completa 100 anos de atuação. Eliana Lamim será homenageada com o título de “Empresária do Ano”. Uma deferência única e histórica na vida da empresária.


“A diretoria da ACIG me fez o convite para ser a Empresária do Ano. Como não ficar honrada com uma homenagem assim? Chegar até aqui exige muito esforço, superação de obstáculos e muita fé. Eu e minha família estamos juntos nessa jornada. Temos que agradecer a Deus por tudo. Compartilho essa homenagem com toda minha equipe e com todos os meus clientes, os quais chamo de família Sabor de Minas. A certeza que trago comigo é que não faria nada sozinha. A gente sempre precisa de alguém e eu preciso de várias pessoas comigo. Muito obrigado a todos”, finaliza, emocionada, a vencedora Eliana Lamim.

2 Comments


Mais que merecido.

Like

Parabéns sucesso sempre!!!!

Like
wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page