BANNER---REVISTA-MÍDIA---980-x-250-PX.jp

Saúde Ocular: a importância dos cuidados com os olhos




A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 39 milhões de pessoas em todo o mundo sejam acometidas pela cegueira e 246 milhões sofram de perda moderada ou severa de visão. No Brasil, esses números ultrapassam a casa de 1,5 milhões de pessoas cegas, o que equivale a 0,75% da população, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Se você apresenta algum sintoma como lacrimejamento, secreção, olho vermelho, fotofobia, dor de cabeça, entre outros, procure um médico oftalmologista, apenas ele, pode examinar um paciente e prescrever óculos ou lentes de contato, que é um ato médico, pois 80% da nossa relação com o mundo se dá através da visão - por isso, temos que preservá-la.

A falta de cuidados com os olhos pode provocar complicações na visão. Por isso a importância de manter visitas regulares ao oftalmologista, que ajuda na detecção e prevenção de problemas oculares evitando agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas.


A visão é o primeiro sentido que se ressente com a idade. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis. Em indivíduos saudáveis, os problemas oculares começam a partir dos 40 anos com a vista cansada (presbiopia), que não é considerada uma doença, e sim uma condição que ocorre em todas as pessoas após os 40 anos. O número de casos representa 18,3 % da população brasileira, ou seja, aproximadamente 39 milhões de pessoas.


A catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo e no Brasil. É praticamente inevitável a partir dos 50/60 anos e corresponde a 17,7% dos casos nessa faixa etária.


O glaucoma, doença assintomática, é responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos. A prevalência aumenta com a idade. É estimada entre 1% e 2% na população geral, chegando a 6% e 7% após os 70 anos de idade. É considerado pela OMS a principal causa de cegueira irreversível no mundo, tem uma estimativa entre 2-3% da população brasileira acima de 60 anos.


Já a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), principal causadora de cegueira em idosos, em função do envelhecimento do organismo, é responsável por 4% das cegueiras no Brasil.


Além dessas patologias, a retinopatia diabética, que como o próprio nome diz, é provocada por complicações do diabetes, também preocupa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes,a doença atinge 18,6% da população com idade superior a 65 anos e cerca de 50% dos portadores de diabetes desenvolverão algum grau de retinopatia diabética ao longo da vida. Estima-se no Brasil, que a cegueira entre diabéticos possa alcançar a prevalência de 4,8%.


Existem também as doenças congênitas: catarata, glaucoma e retinoblastoma, detectadas precocemente pelo Teste do Olhinho (Exame do Reflexo Vermelho),obrigatório em praticamente todo o país. Esse exame deve ser feito ainda nos primeiros dias de vida do recém-nascido.


A visita periódica ao oftalmologista é a melhor forma de prevenção contra possíveis problemas oculares. A consulta oftalmológica deve ocorrer na infância e na idade adulta, entre 30 e 40 anos. E a partir dos 40 anos, a recomendação é um exame anual. Pessoas com familiares portadoras de alguma doença ocular devem fazer exames mais frequentemente desde a infância.


Além disso, siga as recomendações para cuidar bem dos seus olhos:


- Proteja os olhos dos raios UV

- Evite coçar a região dos olhos

- Não utilize colírio sem indicação médica

- Sempre limpe a região dos olhos

- Use protetor ocular em situações de risco

- Não compartilhe produtos de maquiagem


(Sociedade Brasileira de Oftalmologia)


Dra. Andrea Nehemy Costa

Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC), Professora do Curso de Lentes de Contato "Professor Cleber Godinho", Médica preceptora do setor de ceratocone e Lentes de Contato do Instituto Penido Burnier. Especialista em Retina e Vítreo


Dr. Marcio Costa

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), médico coordenador do Departamento de Retina da Fundação Instituto Penido Burnier (Campinas), médico preceptor do Departamento de Oncologia Ocular (Unifesp)


INSTITUTO NEHEMY COSTA

Praça Dr. Francisco Lessa, 44

Telefone: (35) 3551-5388

Guaxupé MG




Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

wtzp.png
clinimplant1.jpg

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG