top of page
consórcio 980x250.jpg

Produtividade média dos Cafés do Brasil estimada para 2023 é de 29 sacas por hectare


Estimativa da safra total de café realizada em janeiro de 2023 indica produção equivalente a 55 milhões de sacas de 60kg


A produtividade média da safra dos Cafés do Brasil, incluindo as duas espécies da cultura, Coffea arabica (café arábica) e Coffea canephora (robusta + conilon), estimada para o ano-cafeeiro em curso, cujas pesquisas e estudos foram realizados em janeiro de 2023, corresponderá a aproximadamente 28,9 sacas por hectare. Para tanto, referidos estudos estimaram que a safra brasileira total será de 54,94 milhões de sacas de 60kg, a qual está em fase de produção numa área de 1,9 milhão de hectares.


Neste contexto, há que se destacar que a área ocupada pela cafeicultura brasileira, com as duas espécies de café, totaliza 2,26 milhões de hectares, sendo 1,9 milhão de hectares, conforme citado, empregados na produção deste ano-cafeeiro, os quais equivalem a 84% do total. E, adicionalmente, 355,5 mil hectares em formação, que correspondem em torno de 16% da área total de cultivo dos Cafés do Brasil. Tais números denotam que a área em produção teve um acréscimo de 0,8%, e, em contraponto, que a área em formação decresceu 11%, caso sejam comparados com o ano-cafeeiro 2022.


Com relação exclusivamente à produção de café da espécie C. arabica, este primeiro estudo realizado em janeiro de 2023, indica que a produção total corresponderá a aproximadamente 68% da safra prevista, haja vista que a estimativa indica um volume físico a ser colhido equivalente a 37,43 milhões de sacas de 60kg. Assim, caso confirmado, esse número registrará um aumento de 14,4%, caso comparado com a safra anterior de 2022. Em complemento, quanto ao C. canephora, o primeiro levantamento aponta uma produção de 17,51 milhões de sacas, as quais equivalerão a 32% do total a ser colhido, e, ainda, que, no caso, haverá redução de 3,8% na comparação com a safra passada.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page