O objetivo é disponibilizar crédito financeiro para apoio aos micro e pequeno empresários, como forma de amenizar os efeitos econômicos negativos da Pandemia; projeto passará pelo crivo dos vereadores
Desde o início da Pandemia a equipe técnica de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Guaxupé vem concentrando esforços e estudos aprofundados no sentido de desenvolver ações de apoio ao micro e pequeno empreendedor, conforme previsto na lei de diretrizes orçamentárias aprovada no ano passado.
Assim, nasceu a ideia do Programa GUAXUPÉ JURO ZERO, feito também em outras cidades da região, que tem a missão de subsidiar os juros do financiamento de microcrédito concedido por instituições financeiras, visando o incentivo e a retomada da economia local, com fortalecimento econômico dos empreendedores de Guaxupé.
Poderão ter acesso ao programa os microempreendedores individuais (MEI), microempresas e profissionais autônomos atingidos pelos efeitos antieconômicos da Pandemia da Covid-19.
Continua após a publicidade
“O Programa se destina ao financiamento de pequenos empreendimentos que tenham, no máximo R$ 360 mil de receita bruta anual.Os participantes do programa terão acesso a uma linha de crédito de até R$ 15 mil. Desta forma, o valor é liberado e o empresário pagará parcelado apenas o valor que foi retirado. A Prefeitura arcará com os juros", explicou o Prefeito Heber Quintella.
O Executivo Municipal encaminhará o Projeto de Lei elaborado à Câmara de Vereadores para apreciaçao nesta sexta-feira (18/06). Caso aprovado pelo Legislativo Municipal, o Programa estará criado e os empresários interessados em acessar o GUAXUPÉ JURO ZERO deverão encaminhar seus pedidos de adesão para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Após cumpridos os requisitos as instituições de crédito parceiras submeterão à análise e aprovação.
Os prazos, formulários e demais informações serão disponibilizados através da regulamentação do programa que se dará após a aprovação da Lei Municipal. É importante destacar que a responsabilidade pela análise do crédito será das respectivas instituições, obedecendo às suas políticas internas.
Além do Programa GUAXUPÉ JURO ZERO, a Prefeitura Municipal também prorrogou os vencimentos das taxas de licenciamento anuais de agosto para outubro, com possibilidade de parcelamento de até três vezes.
Publicidade
Comments