top of page
consórcio 980x250.jpg

POR ONDE VOCÊ ANDA, DOROTHEO BARBOSA NETO?


Sou Dorotheo Barbosa Neto, tenho 39 anos, formado em Direito, Juiz Auxiliar da Presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça.

Meu pai é o já falecido advogado Celso Barbosa e minha mãe Isa Carloni Barbosa, da Unifran EaD Guaxupé. Casei-me no ano de 2010 com Lais Barbosa e tenho um filho, Celso Neto de 11 anos.


Na infância em Guaxupé, estudei nas escolas Pingo de Gente e Delfim Moreira 020A - ai de quem não escrevia esse código na época! - além de muita bicicleta, bola na rua e Guaxupé Country Club que a gente nunca chamou assim, vamos combinar que é a eterna Piscina.


Na adolescência estudei no Colégio Dom Inácio, regido pela Nelide e Dona Léa que tentavam "domar" aquela Turma do Fundão - Terceirão ano 2000, formada pelo Bruno Chueire (Barba), Marcos Marques (Rato), Pedro Gabriel R. Navarro (Cueio), Marcelo de Castro Requena (Marcelão), Danilo Dias (Papai), Diego (Moe), Luiz Guilherme Áccula Lacerda Graciano (Gui), Gabriel Elias do Nascimento (Popô), César Canonenco Lima, Carmeni João Giunti Neto (Amarelo), Ricardo de la Peña e Max. Sobre professores, apesar de todos terem feito parte da minha formação, não posso deixar de citar dois em especial, principalmente pela minha escolha pelas ciências humanas: D. Yara de Geografia e D. Lúcia Deotti, as quais serei eternamente grato pelas cobranças, pelos ensinamentos e pelo estímulo ao pensamento crítico a partir dos textos base dos livros e apostilas.


Cursei Direito em Franca, na Faculdade de Direito de Franca de 2001 a 2005. Depois algumas pós-graduações em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Gestão de Projetos, MBA em Gestão Pública, entre outras, em diversas instituições do Brasil.



Depois da faculdade voltei para Guaxupé em 2006 onde atuei como advogado por mais ou menos 3 anos. Em 2009 fui aprovado no concurso público federal e assumi o cargo de Juiz, em Rondônia, onde morei por 3 anos e meio na cidade de Ariquemes. Depois, fui promovido como Juiz Titular e transferido para o estado do Acre, onde atuei nas cidades de Cruzeiro do Sul (3 anos e meio) Epitaciolândia (1 ano e meio) e na capital Rio Branco por mais um ano e meio. Retornei para Rondônia para atuar como Juiz Auxiliar da Presidência, Execução e Precatórios onde permaneci até 2019.


Depois, assumi em Brasília, a Coordenação do Laboratório de Tecnologia contra à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Lab-JT) no Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT. Pelo trabalho desenvolvido no LAB-JT, fui convocado pelo Ministro Luiz Fux para ser seu Juiz Auxiliar no Conselho Nacional de Justiça, assumindo a coordenação do Programa Justiça 4.0 - que torna o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial. Impulsiona a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Ao promover soluções digitais colaborativas que automatizam as atividades dos tribunais, otimiza o trabalho dos magistrados, servidores e advogados. Garante, assim, mais produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos. Pela importância do Programa, com o final da Presidência do Ministro Luiz Fux em outubro de 2022, fui convidado para continuar na mesma função pela Ministra Rosa Weber, onde atuo e trabalho até hoje.


Atualmente, tenho duas residências. Uma é a de trabalho - que é em Brasília onde permaneço todos os dias úteis. A outra é a familiar. Voltamos para Guaxupé em 2019, onde meu filho pode estudar, brincar e se desenvolver de maneira saudável. Voltar para Guaxupé foi uma decisão acertada. Aqui temos família, clima e uma razoável segurança - o que nos traz paz.



Além da parte profissional na magistratura, me dedico também ao magistério. Sou professor convidado de diversas escolas judiciais, dentre elas, as mais importantes e nacionais como ENFAM e ENAMAT. Sou professor em cursos de pós-graduação, corporativos e em formação inicial de magistrados, procuradores e promotores, sempre na área do Direito, em especial, Direito e Execução e Direito e Tecnologia.


Meus pais são a base de tudo. Meu pai é meu exemplo de trabalho, enquanto minha mãe meu exemplo de dedicação, sem ela certamente não teria me tornado quem eu sou. As broncas, cobranças, exigências do estudo sempre em primeiro lugar, me formaram o homem e o profissional que me tornei. O conhecimento é a única coisa que você conquista e ninguém consegue tirar de você, assim acredite, esforce e estude.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page