Pedagoga dá dicas para pais durante quarentena com os filhos


Como agir com os filhos durante a quarentena? Afinal, muitos estão tão bem informados sobre a pandemia quanto os pais e, em muitos casos, podem se sentir inseguros.

A pedagoga Ariani Barboza, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, dá dicas importantes que farão desta quarentena um período extremamente edificante para pais e filhos. Leia o artigo.

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI


Todos nós estamos vivendo um momento crítico no qual temos que ficar em nossas casas de quarentena para nos proteger da contaminação do novo Coronavírus.


Essa pandemia provocou a suspensão das aulas em escola em todo o país. Com isso, as crianças permanecem em casa junto a seus pais que, em alguns casos, também foram suspensos de seus trabalhos é estão se habituando o modelo Home Office.

Mas, o que fazer com as nossas crianças nesta Quarentena?


Um dos pontos que devemos frisar e deixar bem claro para as nossas crianças é que, apesar do tempo livre, NÃO SÃO FÉRIAS.


Não é hora de ir para o parque, cinema, shopping, clube, restaurantes e até mesmo praças! A nossa casa é o lugar mais seguro neste momento apreensivo.

Publicidade


Com esse tempo vago, que antes não tínhamos, é hora de fortalecer os laços familiares. Mas isso não diz respeito somente a afetividade. Os pais devem participar das atividades juntamente com seus filhos.

É importante lembrar que é essencial a brincadeira no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.


“Se brincar socializa, seja por meio da música, do corpo, do gesto e da escrita, também desempenha papel essencial no sentido de mostrar a importância de saber partilhar, cooperar com o outro, comunicar-se e relacionar-se em diferentes situações, desenvolvendo respeito a si mesmo e ao outro, num processo que auxilia a autoimagem e a autoestima", diz Oscar D’Ambrosio, jornalista, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura.


Podemos fazer dessa “quarentena” um momento de reflexão. Devemos dedicar nosso tempo com as nossas crianças com brincadeiras e até mesmo recriando brincadeiras. Reunir todos e assistir bons filmes e estourar pipoca faz da sua casa um cinema particular! Desenhar amarelinha no quintal da sua casa, espalhar folhas de cadernos para criar um STOP entre família, preparar receitas juntos, fazer um book de fotos com o seu próprio celular no jardim da sua casa!

Mas não se esqueça: separe um tempo somente para os estudos, seja online ou com atividades preparadas pela escola. Rever as matérias estudadas, refazer exercícios e tirar possíveis dúvidas. Esse momento de aprendizado entre pais e filhos é importantíssimo.


É sempre importante que a criança receba muito afeto da família para poder se divertir e distrair.


Lembrando que a “quarentena” não é feita somente por pessoas infectadas mas sim por todos nós que queremos um mundo saudável e melhor.


Isso é um ato de amor ao próximo e a nós mesmos. Porém, esse distanciamento social é de extrema importância nesse momento tão delicado.


Publicidade



Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG