top of page
consórcio 980x250.jpg

Pacientes curados da COVID-19 ganham unidade para tratamento de sequelas em Guaxupé



Todos os pacientes residentes em Guaxupé e que se curaram da COVID-19 a partir desta terça-feira, dia 14 de dezembro, contam com uma Unidade de terapia exclusiva para tratamentos daqueles que apresentam algum tipo de sequela.

Continua após a publicidade


A Unidade de Tratamento Pós Covid está em funcionamento na Rua Francisco Vieira do Valle, nº 460, no centro de Guaxupé e conta com médico, enfermeira, 3 fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e técnico de enfermagem.


A Secretária Municipal de Saúde, Daniela Bettelli, explicou que existe uma dificuldade grande de se estruturar uma unidade desta forma, uma vez que existe uma falta de profissionais de saúde para contratação.


“Ficamos durante meses lutando para que esta unidade fosse criada. A falta de profissionais de saúde no mercado é um fato. Aqueles que estão na ativa estão extremamente cansados depois de passar quase dois anos em um ritmo exaustivo de trabalho, mas estamos felizes de poder oferecer mais este serviço à população de Guaxupé”, disse.


Segundo ela, o novo Coronavírus é responsável pela maior crise sanitária do mundo nos últimos tempos e, em alguns casos, mesmo após ser tratado, pode deixar sequelas em alguns pacientes.


Alguns sintomas persistentes podem indicar que o indivíduo precisa de tratamento, como:

  • Fadiga, cansaço, fraqueza, mal-estar

  • Falta de ar (ou dificuldade para respirar, respiração curta)

  • Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura)

  • Dores de cabeça

  • Dores e/ou fraqueza musculares

  • Dificuldades de linguagem, raciocínio/concentração e memória

  • Distúrbios do sono (insônia)

  • Depressão e ansiedade

  • Agravamento de doenças preexistentes

  • Pacientes em uso de suporte ventilatório


Aqueles que apresentarem um ou mais sintomas devem procurara Unidade de Saúde mais próxima da sua residência (Estratégia Saúde da família ou Unidade Básica).


Cerca de 16 pessoas já estão sendo atendidas inclusive com assistência domiciliar aos portadores de sequelas mais graves impossibilitados de se deslocarem até o Centro Pós -Covid. A intenção do governo municipal é manter esta unidade em funcionamento mesmo depois que todos os casos de covid forem tratados.


“Vamos manter a unidade em funcionamento para atender aos casos gerais que necessitarem de algum tipo de reabilitação. Temos uma estrutura fantástica aqui e a população guaxupeana vai se beneficiar muito destes serviços oferecidos em mais esta unidade”, finalizou o prefeito Heber Quintella.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page