top of page
consórcio 980x250.jpg

Os recentes avanços na Odontologia

DRA. CAROLINA FREIRIA OLIVEIRA


A odontologia é um campo vasto e abrangente da área da saúde. Desde de a pré-história os homens já se preocupavam com os restos de alimentos acumulados entre os dentes e usavam palitos de madeira forjados ou projetos de futuras escovas de dente usando pêlo de animais e pedaços de madeira. Assim como o homem evolui na sociedade, as técnicas usadas para a higienização dental avançam. Tratamentos sofisticados e aparatos mais avançados vêm surgindo e ganhando espaço no cotidiano da Odontologia.


A evolução tecnológica tem se dado de forma rápida principalmente na Odontologia. Há algumas décadas a maior parte dos problemas dentais eram resolvidos com exodontias e questões estéticas eram pouco levadas em consideração. Com o advento da Endodontia (ciência que cuida dos canais dos dentes) e, posteriormente, da Odontologia adesiva (que usa adesivos e resinas fotopolimerizáveis) se aumentou de forma de preservar e recuperar dentes doentes ou fraturados.


Com o passar do tempo, novas possibilidades de cuidado odontológico pessoal vêm sendo desenvolvidas como, por exemplo, escovas de dente elétricas conectadas por bluetooth ao celular, que podem ser programas por um aplicativo próprio para guiar o usuário por quanto tempo ele deve executar os movimentos em cada região da boca.


Na rotina de consultórios odontológicos houve algumas mudanças também. Agendar consultas no dentista tem sido cada vez mais simples por meio do celular e com uso de aplicativos as pessoas podem fazer agendamentos sem nem mesmo precisar falar diretamente com uma pessoa. Além disso, as cadeiras odontológicas contam cada vez mais com benefícios como por exemplo, massagem para o paciente e cromoterapia.


Todo o avanço na tecnologia permite que o ambiente de cuidados com os dentes se torne mais prático, eficaz e até mesmo uma experiência mais agradável para pacientes. Essa evolução está em uma crescente e vem sendo cada vez mais rápida. Com isso, o público consegue não só atendimento de qualidade no consultório odontológico, como também autocuidado com maior eficácia e perícia.


*A autora é cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Especializanda em Prótese Total pela ABO -Alfenas mestranda em Reabilitação Oral pela USP. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.


Contato: Clinimplant Odontologia | Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Telefone: (35) 3551-1126 - Guaxupé – MG


Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page