Dra. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA
O clareamento dental é um tratamento estético conservador amplamente utilizado na Odontologia. No entanto, antes de se optar por esse tratamento podem existir algumas dúvidas e questionamentos sobre o procedimento. Neste artigo vamos esclarecer algumas questões comumente encontradas no cotidiano do consultório odontológico.
A partir de qual idade se pode fazer clareamento?
Isso varia bastante de pessoa para pessoa pois depende do grau de desenvolvimento dos dentes permanentes que já não devem ter a polpa (camada mais interna do dente) tão ampla e o esmalte (camada mais externa do dente) deve estar totalmente formado. Dessa forma, pode-se afirmar que por volta dos 15 anos de idade já é possível avaliar a possibilidade de fazer clareamento.
Clareamento muda a cor de restaurações feitas antes do tratamento?
Não. O gel clareador atua no pigmento dos dentes naturais, molécula que faz parte da estrutura dental. Já os materiais como resinas e cerâmicas que são usadas para restaurar os dentes possuem outra composição, a qual não tem efeito mediante o uso do gel.
Faz mal para o organismo?
Não. O gel clareador é constituído de peróxido de carbamida, o qual se decompõe em ureia e peróxido de hidrogênio que são substâncias produzidas no nosso próprio organismo e, portanto, não fazem mal. Além disso, a quantidade de gel usada é pequena e não é ingerida.
Enfraquece os dentes?
Também não! O procedimento consiste em uma reação química na qual o gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. O gel não é abrasivo, ou seja, não desgasta os dentes. Portanto, a técnica não altera a estrutura dos dentes, não provocando seu enfraquecimento.
Preciso mudar minha dieta para fazer clareamento?
Não, não precisa cortar o cafezinho! A dieta não interfere no resultado do clareamento. Durante o processo é recomendável que se mantenha a boa higienização dos dentes, pois o corante dos alimentos não é capaz de interferir no efeito do gel clareador, mas esses pigmentos sobre a placa dental podem interferir no modo como vemos os dentes o que, consequentemente, irá ter uma aparência distante da real.
Existem muitas outras dúvidas sobre o tema e isso pode ser assunto de um futuro artigo por aqui. O clareamento dental é uma opção conservadora para realçar a beleza do sorriso. Pode mudar a autoestima e segurança das pessoas. Para uma experiência completa e satisfatória o procedimento deve ser sempre feito sob supervisão do cirurgião-dentista quem pode avaliar adequadamente o melhor método para cada pessoa fazer o clareamento.
A AUTORA é Cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.
Contato:
Clinimplant Odontologia Rua Pereira do Nascimento, 250 A
Guaxupé – MG -
Telefone: (35) 3551-1126
Comments