top of page
consórcio 980x250.jpg

Minas Gerais se estrutura para imunização contra covid-19 e adquire 50 milhões de seringas

Estado começa a executar Plano de Contingenciamento para garantir vacinas em todos os municípios

Atento à corrida pela vacina contra a covid-19, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas para que não faltem insumos para a imunização da população.

Nesta primeira etapa já foram investidos R$ 35,15 milhões provenientes de recurso federal e comprados por meio de processo licitatório não emergencial. A previsão é de que todos estes itens sejam entregues até o final deste ano.

“Tudo está sendo preparado para que Minas Gerais tenha capacidade de disponibilizar a vacina nos postos de saúde para todo cidadão mineiro”, disse o governador Romeu Zema. Plano de Contingência A compra destes insumos é parte do Plano de Contingência para Vacinação Contra a Covid-19, elaborado pela SES-MG e já em execução. O objetivo do plano é prever estratégias logísticas para garantir vacinas a todos os municípios do estado e, assim, neutralizar os efeitos negativos de uma corrida mundial para a aquisição dos itens.

“Como ainda não conhecemos as vacinas que serão aprovadas, o planejamento está focado, principalmente, na fase da pré-campanha, preparando todo o sistema de saúde para uma das maiores ações de vacinação do país”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral.

Ações e estrutura A estruturação da Central Estadual da Rede de Frio - que assegura que todos os imunobiológicos mantenham suas características, desde o laboratório produtor até o momento da utilização - também já está em execução. Foram adquiridas 705 câmaras refrigeradas para serem doadas aos municípios e regionais de saúde. O investimento foi de R$ 4 milhões, provenientes de recurso federal. O plano também estabelece resposta coordenada entre os diversos eixos que irão atuar diretamente na vacinação: vigilância em saúde, atenção primária à saúde, gestão, comunicação e segurança pública.

“É um plano operativo, que organiza e antecipa nossas ações para a imunização contra a covid-19. Estamos trabalhando para que não haja empecilhos nem dificuldades, quando as doses estiverem disponíveis”, afirmou o secretário de Saúde.

As 28 Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais estão sendo continuamente orientadas e atualizadas sobre os resultados envolvendo as pesquisas de vacina contra a covid-19 e todos os gestores municipais foram contactados para coparticipação na implantação do plano.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page