top of page
consórcio 980x250.jpg

Metade do público infantil já recebeu a primeira dose contra a covid-19 em Minas

Conscientização aumentou a busca pela imunização entre as crianças de cinco a 11 anos


Minas Gerais já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 50% do público infantil. Isso significa que cerca de 900 mil crianças com idade entre cinco e 11 anos já foram às unidades de saúde em busca de proteção.


“Já conseguimos sensibilizar a metade dos pais e responsáveis sobre a importância da vacina. Ela é eficaz e absolutamente segura”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (24/2), durante reunião do Comitê Extraordiário Covid-19. O grupo avalia a situação da pandemia no estado.


Até o momento, o Governo de Minas já enviou 1,2 milhão de doses pediátricas aos 853 municípios.


Cobertura


Ainda de acordo com o Comitê, Minas alcançou a marca de 40 milhões de doses aplicadas. A cobertura vacinal em duas doses atingiu 80,76% para o público de cinco anos ou mais. Já a dose de reforço foi aplicada em 40,69% da população.


Outro dado importante é em relação à taxa de incidência, que caiu 53% no estado nos últimos 14 dias. Durante o pico da variante ômicron, as macrorregiões Triângulo Norte e Triângulo Sul foram as que registraram as maiores incidências. Agora, as quedas são de ordem de 58% e 51%, respectivamente.


Ocupação


O avanço da cobertura vacinal reflete diretamente na taxa de ocupação de leitos UTI Covid. Hoje, a ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para covid é de 33%. Já a ocupação da enfermagem é de 8%. Em relação aos leitos pediátricos UTI SUS para covid, a taxa é de 20%.


Nova metodologia


Conforme o secretário já havia adiantado na última reunião, o Estado estabelecerá novos protocolos e outra maneira de categorizar os desdobramentos da covid-19 no estado. Ele destacou que a nova metodologia está sendo elaborada a partir de dados mais consistentes sobre o atual cenário. Todas as regiões seguem na onda verde do plano Minas Consciente.


Publicidade


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page