A Prefeitura de Guaxupé decretou, em consonância com o Governo do Estado, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. Porém, a realidade nas ruas da cidade é bem diferente do que foi decretado.
Continua após a publicidade
Grande parte dos guaxupeanos continua a utilizar a máscara de proteção. A simples observação das pessoas que trafegam no centro da cidade mostra essa realidade.
Para uma dona de casa que preferiu não se identificar, a máscara será uma companheira ainda por muito tempo. Ela diz que o bom senso deve prevalecer, que se sente mais protegida com a máscara e com o uso constante de álcool gel - mesmo tendo tomado as 3 doses da vacina.
Apesar do afrouxamento das regras de distanciamento e da diminuição do uso das máscaras, os cuidados com o contágio ainda devem ser mantidos em alguns casos, principalmente para pacientes oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos.
Esses grupos requerem atenção especial, principalmente porque o vírus causa uma propensão maior ao agravamento da doença devido à baixa imunidade do paciente. Nesse cenário, é preciso que as atuais medidas de prevenção sejam analisadas caso a caso.
Em dezembro de 2021, o Ministério da Saúde orientou através de nota, que pessoas imunossuprimidas devem receber a quarta dose da vacina, por terem um sistema imunológico mais frágil em comparação a população geral, ação que deve ser realizada mesmo com as novas medidas de flexibilização.
Comentários