Médicos apontam riscos e prefeito deve recuar na decisão sobre feira livre

Atualizado: Mar 31

Os médicos Nilo Sérgio e Salma Galatte estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (30), com o Comitê de Combate ao Coronavírus. Eles afirmaram de forma clara os possíveis riscos da retomada da feira livre que estava prevista para ocorrer no próximo sábado, dia 4 de abril.


Mesmo diante da forma proposta pelo Comitê que haveria somente barracas de hortifruti, conforme o Decreto Municipal nº 2187, sem a venda de roupas, pastéis e demais produtos, os médicos alertaram sobre os desdobramentos que a sensação do “relaxamento” do isolamento social pode provocar em nossa cidade, induzindo o trânsito e aglomeração de pessoas justamente no momento em que isso não deve acontecer.

Publicidade



Conforme nota publicada pela Assessoria, a Prefeitura de Guaxupé, havia recebido no dia 24 de março uma recomendação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de que as feiras livres voltassem a funcionar, atendendo normas sanitárias e de espaçamento com exclusividade de produtos hortifrutigranjeiros, produzidos pelo agricultores locais.

Publicidade




Em consonância às recomendações da SEAPA o Comitê elaborou o Decreto nº 2187 que foi assinado pelo prefeito Jarbinhas na sexta-feira, dia 27 de março de 2020. Diante das explicações dos médicos, o Comitê entendeu que deva buscar outras alternativas que visam o escoamento da produção dos agricultores familiares de Guaxupé.


Os membros estão se reunindo para que nas próximas horas apresentem ao prefeito um novo decreto que promova alternativas ao escoamento e remuneração da produção de alimentos produzidos pela agricultura familiar local.


“Faço questão de ouvir nossos médicos. Eles sabem dos riscos e entendem quais as medidas devem ser adotadas, tendo autoridade para propor a revisão, a qualquer tempo, daquelas que já foram adotadas. Não podemos ter compromisso com o erro. Confio no Comitê, no trabalho incansável que ele vem realizando e tenho certeza de que irá conseguir uma alternativa que atenda aos anseios dos nossos agricultores e garanta a manutenção do isolamento social”, disse o prefeito Jarbaa Corrêa Filho.


Publicidade




Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG