LABORATÓRIO BIOMED: conheça a rotina de um laboratório de análises clínicas na pandemia


Comprometidos com a credibilidade e a qualidade, os profissionais do Biomed, de Guaxupé, reforçam a importância da atuação do setor no enfrentamento do novo Coronavírus
O bioquímico Carlos César Camilo e o biólogo Tiago Donizetti da Silva (Foto: Biomed)

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), classifica-se como pandemia a disseminação em proporção mundial de uma doença, possuindo ainda como característica a transmissão entre as pessoas.

A pandemia enfrentada este ano mobilizou especialistas das mais diversas áreas, com um esforço coletivo compreensivelmente mais centrado na área da saúde e com grande peso para os laboratórios de análises clínicas já que, também de acordo com a OMS, identificar o real número de infectados sempre foi uma importante medida de enfrentamento ao vírus.


Sempre cientes de tamanha responsabilidade, desde os primeiros acontecimentos noticiados a respeito da covid-19, os profissionais responsáveis pelo Biomed, laboratório de análises clínicas localizado em Guaxupé/MG, começaram a estudar medidas preventivas internas que os preparassem para continuar atendendo aos pacientes de forma técnica, espaçada e organizada.


Sendo assim, ao ver instaurada a pandemia, já preparados para os novos protocolos de biossegurança, todo o foco do bioquímico Carlos César Camilo e do biólogo Tiago Donizetti da Silva, juntamente com toda a equipe, puderam ser direcionados ao empenho de disponibilizar exames que detectassem o Sars-cov-2, causador da covid-19, uma vez que já previam grande demora no resultado dos exames enviados aos laboratórios da rede pública. E foi o que conseguiram, desde o início: em parceria com laboratório de apoio devidamente credenciado junto ao Ministério da Saúde, o Biomed foi pioneiro na disponibilização do teste por RT-PCR, considerado “Padrão Ouro” para Guaxupé e região.


Vale lembrar que muitas medidas de segurança adotadas pela população em geral durante a pandemia já eram parte da rotina de um laboratório, como a constante e devida higienização das mãos, desinfecção de superfícies e uso de equipamentos de proteção.



Mesmo assim, o trabalho foi redobrado – “devido à natureza da nossa área de atuação, sempre estivemos preparados para lidar com doenças severas e infecciosas. Mas tivemos sim novos protocolos instaurados, incluindo a criação de um comitê de crise que vem trabalhando em estado de alerta para discutir melhorias e novas tecnologias que podem ser implementadas a favor de nossos pacientes e colaboradores”, declara Tiago Donizetti.


Ao longo dos meses este mesmo comitê foi responsável, por exemplo, pela adoção de diferentes tipos de teste, no esforço para garantir que os resultados, fossem disponibilizados o quanto antes, para que as medidas de suporte epidemiológico e clínico pudessem ser tomadas.


Neste sentido, Carlos César expressou sua preocupação com relação à autorização dos testes rápidos fora do ambiente laboratorial – “a realização de testes fora do ambiente laboratorial pode confundir o paciente e atrapalhar o diagnóstico. O laboratório de Análises Clínicas é o local onde existem profissionais habilitados e capacitados na realização dos mais diversos tipos de exames e existem inúmeras evidências de que testes rápidos apresentam grande variação de qualidade e desempenho, sendo assim falsos positivos podem gerar uso de recursos preciosos do sistema da saúde, sem falar no inconveniente psicológico. Se ele (o paciente) tiver alguma enfermidade que não for devidamente detectada, não receberá o tratamento adequado”.


Por fim, levando em conta que, durante este período, outras enfermidades que acometem a população continuam necessitando de diagnóstico e acompanhamento junto aos laboratórios de análises clínicas, o Biomed continua seguindo uma rotina incansável de trabalho com ações que visem garantir a segurança dos pacientes, dos colaboradores e da população, mantendo o acesso aos exames laboratoriais e cuidados em saúde. Como última declaração, Tiago afirma que acredita na pesquisa científica e na chegada de uma vacina eficaz e que, “por ora, nos resta combater a propagação do coronavírus com rígidos protocolos de biossegurança, solidariedade e autocuidado. Não podemos parar”.


CONSULTORIA


Biomed Laboratório de Análises Clínicas

Rua Cap. Erasmo de Barros, 238

Telefone: (35) 3551-2093

Guaxupé - MG

0 comentário

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

wtzp.png
EVOLUTTO-REVISTA-MÍDIA.jpg
clinimplant1.jpg

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG