top of page
consórcio 980x250.jpg

JURUAIA: Maria Regina e o legado de uma família

A trajetória inspiradora dessa matriarca empreendedora marcada por uma jornada de trabalho árduo e dedicação familiar que culminou na consagração de duas marcas de sucesso e na criação de centenas de empregos diretos e indiretos na comunidade de Juruaia


Na cidade de Juruaia, um nome se destaca como um símbolo de determinação, empreendedorismo e família unida: Maria Regina Bueno e Silva. Juntamente com seus 10 filhos, ela é a força motriz por trás das renomadas empresas Garota Veneno e Dalla Pelle, que hoje figuram como importantes empresas do setor de moda íntima - não só na região, mas em todo o país. A trajetória dessa matriarca empreendedora é marcada por uma jornada de trabalho árduo e dedicação familiar que culminou na consagração de duas marcas de sucesso e na criação de centenas de empregos diretos e indiretos na comunidade de Juruaia e região. A mãe queria que as filhas aprendessem a costurar. Mas a família, que morava na zona rural de Juruaia, foi muito mais além do que aprender a costurar. Tornaram-se grandes empresários que atualmente produzem mais de 500 mil peças de lingerie, moda praia e fitness por ano, geram centenas de empregos indiretos, criando renda e divisas para toda a região. 


Empreendedorismo em Família



Maria Regina, uma mulher de notável jovialidade e vitalidade aos 61 anos, relembra com emoção os primeiros passos dessa jornada. Casada aos 17 anos, ao lado de seu esposo, teve a visão de formar uma grande família. “Quando nos conhecemos, sentados em uma praça de Nova Resende ele me disse que casaria comigo e juntos teríamos 10 filhos. Deus me deu essa graça e realmente tivemos os 10 filhos”, compartilha ela.


A história de superação e empreendedorismo começou quando Maria Regina decidiu que queria que suas filhas aprendessem a costurar. Trabalhar dentro da confecção de lingerie fez com que a família descobrisse o talento para a costura,  a vocação para desenhar e também desenvolver produtos. Tudo isso despertou o desejo de fazer algo maior e que pudesse ser o sustento da família. Com incentivo inicial do seu marido, José, nasciam às confecções. O que começou como uma ideia modesta logo se transformou em algo grandioso.


“Me lembro como se fosse hoje, meu marido José de Paula falou assim: vocês serão empresários e Deus ouviu nosso pedido e hoje nossos 10 filhos são empresários”, diz a matriarca emocionada.

Mas as lutas precisavam ser vencidas e o estudo dos filhos sempre foi uma preocupação para Maria Regina. Na época, ela se recorda, que até o juiz disse que ela precisava matricular os filhos na escola. “Era tudo muito difícil e a escola era longe de onde morávamos e não tínhamos condições. Disse para as minhas filhas: vou ensinar vocês a costurar porque é a única profissão que não exige estudo”.

Mas todos os filhos frequentaram a escola. Os mais velhos cursaram Telecurso em Nova Resende e os mais novos frequentaram a escola em Juruaia. Atualmente, todos têm formação acadêmica.



Quem recorda essa época é o filho mais velho e um dos diretores da empresa, César Júnior e Silva, Ele conta que sempre teve muita vontade de estudar, desde quando trabalhava na roça. “Teve uma época, por exemplo, que a gente pegava um carro, andava oito quilômetros, depois pegava um ônibus para vir até Juruaia estudar. Por incrível que pareça, entrou um prefeito em Nova Resende, que era professor, e fez uma força tarefa de levar as pessoas da zona rural para estudar. Montou um telecurso presencial lá e a gente começou a estudar. Todos os meus irmãos foram estudar nesse Telecurso 2000 - que era presencial. Concluímos a oitava série e depois as minhas irmãs cursaram o segundo grau aqui em Juruaia. Fiz faculdade de Ciências Contábeis, vários cursos do Sebrae, muitos cursos de finanças, inclusive da Federaminas, que deram um suporte para nossa empresa crescer”.


A família Silva rapidamente se envolveu em um empreendimento conjunto, onde cada membro desempenha um papel vital. Desde as finanças até o design e o marketing, cada filho encontrou seu lugar na empresa, impulsionado pelo apoio inabalável de Maria Regina. A empresa não só cresceu, mas floresceu sob a gestão familiar, onde a confiança e a responsabilidade mútuas foram os pilares do sucesso.


Com uma gestão transparente e equitativa, cada membro da família - Júnior, Crislãine, Maria, Elizandra, José Reinaldo, Nilva, Mateus, Renata, Damaris e Flávia - têm um papel fundamental dentro das empresas. Maria Regina continua a ser a figura central da empresa proporcionando o elo que mantém a família unida e focada em seus objetivos comuns.


O Crescimento e Reconhecimento



A inauguração do novo polo fabril das empresas Garota Veneno e Dalla Pelle simboliza muito mais que o crescimento das marcas, mas também a realização de um sonho, que foi realizado através do trabalho árduo desta sua família.


Com uma produção que ultrapassa 500 mil peças de lingerie por ano, as marcas se destacam pela qualidade,  pela inovação de seus produtos que são comercializadas em todo o país e reconhecidos pela sua atenção aos detalhes e conforto. As peças das empresas Garota Veneno e Dalla Pelle conquistaram um lugar de destaque no mercado nacional. O prestígio das marcas vem da qualidade das peças produzidas. “Os nossos tecidos são escolhidos com muito carinho pensando na qualidade e no conforto para os clientes”, diz Nilva Helena, irmã de Júnior e responsável pelo departamento de criação das empresas. “A Garota Veneno e a Dalla Pelle oferecem ao país moda de alta qualidade e alinhada às tendências nacionais e internacionais. Nossos clientes sabem e orgulham-se de vestir marcas que são brasileiras, que respeitam seus funcionários e que estão cuidando do meio ambiente também. Somos empresas que geram muitos empregos para Juruaia e região, e sabemos que muitas famílias dependem do trabalho da nossa família. E assim vamos prosseguir: juntos e em família para continuar a escrever essa história linda e abençoada iniciada por nossos pais”, diz Júnior. 


À medida que avançam para o futuro, os filhos de Maria Regina estão determinados a manter vivo o legado da família. Com um olhar voltado para a inovação e a expansão dos negócios, eles planejam continuar escrevendo essa história de sucesso, não somente para si mesmos, mas para toda a comunidade de Juruaia. Assim, a trajetória de superação  do casal  Maria Regina Bueno e Silva e José de Paula e Silva, ultrapassa os limites de uma história de sucesso empresarial e reflete o testemunho do poder da família, da determinação e do trabalho árduo na realização de sonhos e na criação de um legado duradouro.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page