BANNER---REVISTA-MÍDIA---980-x-250-PX.jp

Guaxupé ganha Usina de Triagem e Reciclagem

Prefeitura trabalhará agora a desativação do aterro controlado


No início da tarde da última segunda-feira (21) o Governo Municipal inaugurou a Usina de Triagem e Reciclagem em Guaxupé. Na ocasião foi oficialmente implantada no município a coleta seletiva. Atualmente cerca de 30 toneladas de lixo são coletadas todos os dias. Com a coleta seletiva em plena atividade será possível reciclar aproximadamente 30% do material descartado pela população. O restante do resíduo será destinado para outra cidade que fará a o aterro dos rejeitos. Com todas essas ações Guaxupé passará a receber ICMS Ecológico.


A nova usina conta inicialmente com 22 pessoas que trabalharão em cooperativismo. Todas passaram por processo seletivo, treinamento e também foi levado em consideração o histórico destas pessoas na coleta de material reciclado em Guaxupé. Quando a UTR estiver em pleno funcionamento, a cooperativa de catadores de materiais recicláveis poderá chegar até 50 membros.


“Muitas pessoas duvidaram que hoje estivéssemos aqui com nossa cooperativa e podendo trabalhar. Todos nós estávamos na reciclagem de maneira informal. Agora temos a cooperativa e trabalharemos com muita felicidade, porque tudo isso aqui é para nós. Temos uma estrutura adequada e daqui tiraremos nosso sustento e de nossas famílias”, disse Maria Izabel Moreira, presidente da cooperativa.


Para o Promotor de Justiça que acompanhou o evento de entrega da nova usina, Guaxupé dá um importante passo na preservação do Meio Ambiente: “Hoje a história de Guaxupé ganha um novo capítulo. Passamos a contar com o trabalho importantíssimo da cooperativa de catadores e também da coleta seletiva somada a essa usina. Tenho absoluta certeza que isso contribuirá muito para a preservação do Meio Ambiente e digo mais, teremos aqui um trabalho social importante. Essas pessoas terão condições dignas de trabalho. Isso é desenvolvimento!”, falou Dr. Claudio Marins, curador do Meio Ambiente em Guaxupé.


A usina passa a funcionar através da cooperativa, com o apoio da Prefeitura e da ONG Recicleiros. Guaxupé é a primeira cidade do Estado de Minas a ter essa parceira com a Organização Não Governamental e deverá servir de exemplo a outras cidades mineiras.


“Sonhamos e acreditamos. A usina e a coleta seletiva passa a ser realidade. Hoje é um dos dias mais felizes de minha vida. Pois sei que estamos investindo no futuro dos nossos filhos e netos, garantindo a eles, através desse trabalho, a preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para todos”, comentou o prefeito Jarbinhas.


A partir de agora a coleta seletiva passa a ser implantada em Guaxupé de forma gradual. Nos próximos dias a Recicleiros iniciará um processo de orientação junto à população dos dias em que o caminhão passará recolhendo os materiais, bem como deverá ser feita a separação dos mesmos.


Espera-se que cerca de 10 toneladas de materiais reciclados sejam recolhidos diariamente na cidade. As outras 20 toneladas de resíduos serão destinadas para outra cidade que está preparada para fazer o aterro dos rejeitos como destinação final.

0 comentário

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

wtzp.png
clinimplant1.jpg

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG