Guaxupé vive um surto de contágio de COVID-19 neste início de 2022.
Em 27 de dezembro, a cidade totalizava apenas 32 casos ativos da doença. Já no dia 28, os números começaram a subir aceleradamente, conforme comprovam os boletins epidemiológicos emitidos diariamente pela Prefeitura de Guaxupé.
No dia 28 de dezembro, foram registrados 19 novos casos, seguidos pelos dias 29/12 (52 casos), 30/12 (68 casos), 31/12 (65 casos), 01/01 (sem divulgação), 02/01 (34 casos), 03/01 (54 casos), 04/01 (100 casos) e 05/01 (78 casos), totalizando 470 novos casos no município.
A prefeitura não informa detalhes sobre os casos positivos, como por exemplo, o índice de vacinados - com 1, 2 ou 3 doses -, e de não vacinados que contraíram o vírus nestes últimos dias.
Porém, na contramão dessas centenas de novos casos confirmados, está o baixo índice de internações na Santa Casa de Guaxupé. Conforme o mais recente boletim epidemiológico (05/01), havia 2 pacientes internados com COVID em Unidade de Terapia Intensiva.
Isso se deve ao alto índice de pessoas vacinadas na cidade - um total de 82.711 doses já foram aplicadas.
Mas, conforme o aumento do número de infectados há o risco maior de necessidade de internações em leitos COVID e também em Unidade de Terapia Intensiva COVID, sobretudo para aqueles que não foram vacinados.
Atualmente, a Santa Casa de Guaxupé mantém em operação 10 leitos de UTI-COVID.
Desta forma, torna-se necessária a continuidade das normas sanitárias já exaustivamente recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, como uso de álcool gel, máscaras de proteção, distanciamento social e, necessariamente, a imunização.
Hoje foram realizados 169 atendimentos na unidade sentinela Aviação e 68 notificações de pacientes que apresentaram sintomas gripais.
Os laboratórios de análises clínicas e as farmácias que realizam exames para a detecção de Antígeno do SARS-CoV-2 estão lotados diariamente. Em um deles, são realizados cerca de 100 exames por dia, mediante agendamento - para não haver aglomeração.
PREFEITURA REABRE POSTO SENTINELA 2 EXCLUSIVO COVID-19
Com a alta demanda, a partir desta quinta-feira, (06/01), o Posto Sentinela 2, localizado no bairro Vila Campanha, voltará a atender a população residente em Guaxupé.
Desta forma, os atendimentos de suspeitos e confirmados de Covid-19 voltam a ser divididos entre as unidades do Parque da Aviação e Vila Campanha.
VARIANTE ÔMICRON
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado de Minas Gerais contabiliza 138 casos confirmados da variante ômicron do coronavírus. A cidade com mais registros é Belo Horizonte, com 76 infectados, conforme dados divulgados em 3 e janeiro.
Também estão confirmados casos da ômicron nas cidades de Extrema (19), Contagem (7), Nova Lima (6), Betim (4), Barbacena (3), Itaúna e Lavras (3 cada), Juiz de Fora, Lagoa Santa e Passa Quatro (2 cada), Maria da Fé, Passos, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Três Pontas e Varginha (1 cada).
Não há casos registrados em Guaxupé até esta data.
A SES já confirmou a transmissão comunitária da ômicron em Minas Gerais, ou seja, não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior.
NÚMEROS
Guaxupé totaliza 7146 casos positivos:
- 6502 recuperados (alta médica)
- 487 em isolamentos (485 domiciliares e 02 hospitalares)
- 157 óbitos confirmados COVID-19
Comments