top of page
consórcio 980x250.jpg

Guaxupé Café é o maior festival do segmento em Minas Gerais


Guaxupé completou 110 anos neste mês de junho, mas a celebração ocorre durante todo o mês através do Guaxupé Café Festival, que se encerra em 30 de junho.


O evento é marcado pelo destaque da cultura, música e gastronomia genuínas do município.


A Solenidade Cívica pelo aniversário da cidade reuniu autoridades, representantes do poder executivo e legislativo, além de dirigentes das escolas da cidade. Apesar de não ter acontecido o tradicional desfile, as crianças vieram representar suas escolas e ouvir a Banda do 12º BPM da PMMG, que abrilhantou a solenidade tocando, além dos hinos, outros grandes sucessos da música nacional e internacional. Houve o tradicional hasteamento das bandeiras e o discurso do Prefeito.


Continua após a publicidade


Em frente ao prédio da Prefeitura, ocorreram apresentações de artistas locais “Filhos da Terra”, como a Banda "Eis Me Aqui", "Ítalo Honório", "Cativa Estrela" e o "Trio Retrô".


O encerramento acontecerá no dia 30 de junho a entrega da Comenda “Dr Juquita" a personalidades que contribuem para a preservação da história e do patrimônio histórico da cidade.


ARRAIÁ DO CAFÉ


Outro ponto alto da programação do Guaxupé Café Festival é o Arraiá do Café que confere aos cidadãos e turistas aquela atmosfera junina à cidade. Barracas de Comidas típicas, apresentações culturais todas as noites, quadrilha, Feira de Artesanato apresentam aos visitantes o que a cidade tem de melhor.


Vale destacar que todos os espaços foram cedidos pela prefeitura às instituições e associações da cidade, como APAE, Espaço Equo, AADG, Casa da Criança, SOS, entre outras, que poderão usar os recursos obtidos em prol de suas atividades.


Além disso, compõe a vasta programação a Feira de Artesanato e Cafés Especiais, Exposição fotográfica “Avifauna Guaxu”, Exposição Xilografia “Estórias em Xilo”, Final Campeonato Municipal Master “Quarentão”, Sarau Dona Rosa, apresentações teatrais no Teatro Municipal, Exposição itinerante, Mural Itinerante, Grafite do Patrimônio Cultural e Lançamento de Vídeos e Documentários como “Escuta pra ver” - Sílvio Henrique dos Reis, “Café com Poesia” - Flávia Romeiro Marques, “1 Café, 2 Torradas” - Zaqueu Soares Cândido, “O Passado que reflete - Bens Tombados” , Marcos V. V. Rodrigues Júnior, apresentações de corais e workshops.


No estado de Minas Gerais não há um festival deste segmento que reúna tamanha gama de atividades - que envolva arte, esporte, gastronomia, cultura e turismo - e tampouco em números de dias de atividades, como o Guaxupé Café Festival, o que credencia como o maior deste segmento em Minas e um dos maiores do País.


CONFIRA AQUI toda a programação.


GRUPO DE JAPONESES VISITOU A CIDADE



Há vários meses, um trabalho em prol de atrair turistas para Guaxupé teve início, prevendo ações para que a visitação, que já acontecia em Guaxupé, fosse ainda mais estimulada. O trabalho visa atrair visitantes e, com eles, renda para a cidade, geração de emprego e qualidade de vida para a população.


Este trabalho vem rendendo bons frutos. Guaxupé tem hoje uma diretoria voltada apenas para este setor (Diretoria de Turismo, dentro da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo), contando com um trabalho intenso de valorização do turismo local. Como já foi explicado em diversas campanhas, informativos e publicidades, nossa cidade tem um enorme potencial turístico que pode ser explorado de maneira a privilegiar nossa população.

Um exemplo disto aconteceu no último final de semana, quando um grupo de turistas descendentes de japoneses, vieram conhecer a cidade. A visita se deu através de Agência de Turismo de São Paulo Service Global, uma das mais importantes operadoras de turismo do Brasil no segmento oriental, principalmente na área de operação rodoviária e receptivo internacional. A empresa entrou em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé e solicitou um roteiro de visita, pois souberam através da divulgação do Guaxupé Café Festival, que a cidade tem muito a oferecer aos visitantes.


O destino final do grupo seria a vizinha Poços de Caldas, por isso o grupo reservou apenas a parte da tarde de sábado para conhecer Guaxupé, observando o seguinte roteiro: visita à fábrica de chancliche Presidente, almoço no Restaurante Fogão Caipira, visita à fazenda de café do Grupo Olavo Barbosa, breve city tour de contemplação pela cidade com uma parada no Complexo Mogiana e seguindo para o Café na Roça para um típico café coado com pão de queijo. A Diretora de Turismo, Alessandra Guedes, foi a guia de turismo local, juntamente com a guia Elisa Tominaga, responsável pelo grupo e os acompanhou por todo o passeio. O feedback foi excelente. Em todos os locais foram muito bem recebidos e o presidente da Associação Beneficente e Cultural Miyazaki, o senhor Hisahiro Inoue, disse que “Guaxupé superou as expectativas e pretendem voltar para um tempo maior na cidade.”


A expectativa é que esta ação seja a primeira de uma série de outras visitas turísticas de grupos que Guaxupé receberá. Desde 2016 a cidade vem sendo preparada, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Está sendo iniciado também um trabalho de turismo rural, turismo religioso e as capacitações, que são importantes ferramentas no receptivo aos turistas. Aos poucos está sendo, através de campanhas, realizada a conscientização dos moradores, fortalecendo o pertencimento para o bem receber, para promoção do potencial do município.



Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page