Grande parte do comércio reabre nessa segunda-feira em Guaxupé

Atualizado: Jul 21

A partir desta segunda-feira, 20/7, parte do segmento comercial que se encontra classificada nas fases verde, branca e amarela do programa de retomada econômica Minas Consciente, do Governo do Estado, está autorizada a reabrir, conforme ratifica o Decreto Municipal 2.243/2020, com vigência de 20 julho a 10 de agosto - CLIQUE AQUI para ler.


Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

A Prefeitura de Guaxupé, uma vez que aderiu ao programa proposto pelo governador Romeu Zema, optou por seguí-lo pois, caso contrário, deveria restabelecer o isolamento horizontal. Isso porque no último dia 9 de julho, houve uma decisão cautelar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que reconhece o caráter vinculante da Deliberação nº 17 do Comitê Estadual Extraordinário COVID-19, para que os municípios que não aderiram ao plano Minas Consciente, cumpram as medidas de distanciamento social previstas na referida deliberação.


A medida cautelar foi concedida em Ação Direta de Constitucionalidade proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais. A decisão foi monocrática e no próximo dia 22/7 será julgada colegiadamente.


Desta forma, está permitido, a partir de segunda-feira, 20/7, o exercício das atividades das ondas verde, branca e amarela, porém, com funcionamento restrito de segunda a sexta-feira, das 5 horas às 21 horas, continuando proibido atendimentos aos sábados e domingos - exceto aos segmentos classificados como essenciais. Os segmentos constantes nas demais ondas deverão permanecer fechados.


CLIQUE AQUI e veja em qual cor seu segmento de atuação está no Programa Minas Consciente


Todos estabelecimentos deverão adotar rígidas medidas sanitárias, como a intensificação das ações de limpeza, disponibilização de produtos de assepsia aos clientes, manutenção de distanciamento mínimo de dois metros entre os consumidores e controle para evitar a aglomeração, inclusive por meio de demarcação de espaço em fila de espera, entre outras determinações do Decreto.


Na sexta-feira, 17/7, O governador Romeu Zema se reuniu com empresários para debater atualizações do plano Minas Consciente, com o objetivo alinhar as necessidades de cada setor para criar protocolos que garantam o resgate econômico e a saúde popular.


Continua após a publicidade




DISTANCIAMENTO SOCIAL É NECESSÁRIO


Embora haja a autorização para que parte do comércio volte a atuar, não significa que o distanciamento social terminou na cidade. Pelo contrário, conforme atestam os últimos números da epidemia, o momento é para que a população se resguarde ainda mais em casa, sobretudo, os grupos de risco - idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, diabéticos e fumantes. A circulação de pessoas está proibida das 22 horas a 5 horas do dia seguinte. A Secretaria de Segurança e Defesa Social com o apoio do Comando da Polícia Militar e da Delegacia Regional da Polícia Civil passarão a intensificar a operação fiscalizatória na cidade. O uso de máscara de proteção é obrigatório em todo o município.



Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG